Em carreira / coaching

10 hábitos dos líderes mais adorados

Pesquisa realizada pela TalentSmart aponta principais características para ser um líder admirado

carreira - escritório - franquia
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Se você quiser ser um líder que as pessoas seguem com absoluta convicção, você tem que ser um líder carismático. Tiranos e pessoais grosseiras com visão brilhante podem comandar um público relutante por um tempo, mas isso nunca dura. Eles queimam as pessoas antes mesmo de começar a ver do que elas são realmente capazes.

As pessoas inevitavelmente ignoram características inatas (inteligência, extroversão, atratividade, e assim por diante) e se concentram nas qualidades que estão completamente sob o controle do líder, tais como acessibilidade, humildade e positividade.

Estas palavras, e outros como elas, descrevem líderes que possuem inteligência emocional. Dados de uma pesquisa realizada pela TalentSmart com mais de um milhão de pessoas mostra que líderes que possuem essas qualidades não são apenas mais adorados, mas superam aqueles que não possuem por uma grande margem.

Tornar-se um líder mais carismático é uma questão de inteligência emocional. Diferentemente das características inatas fixas, tais como o seu QI, inteligência emocional é uma habilidade flexível que você pode melhorar com esforço.

A seguir confira 10 comportamentos-chave que os líderes emocionalmente inteligentes possuem e que os tornam tão adorados.

1. Eles formam conexões pessoais

Mesmo em uma sala lotada, esses líderes fazem com que as pessoas se sintam como se estivessem tendo uma conversa pessoal, como se eles fossem a única pessoa na sala que importa. E, para esse momento, eles são. Líderes carismáticos comunicam em um nível muito pessoal e emocional. Eles nunca se esquecem de que há um ser humano de carne e osso parado na frente deles.

2. Eles são acessíveis

Sabe aquelas pessoas que só têm tempo para você, se você pode fazer algo para eles? Líderes carismáticos realmente acreditam que todos, independentemente da posição ou capacidade, valem a pena o seu tempo e atenção. Eles fazem todos se sentirem importantes porque acreditam que todos são valiosos.

3. Eles são humildes

Poucas coisas matam simpatia tão rapidamente como arrogância. Líderes carismáticos não agem como se eles fossem melhores do que você, porque eles não pensam que são melhores que você. Ao invés de ser uma fonte de prestígio, eles veem a sua posição de liderança como uma responsabilidade adicional para servir aqueles que os seguem.

4. Eles são otimistas

Esses líderes sempre mantem uma perspectiva positiva, e isso mostra na forma de descrever as coisas. Eles não precisam fazer uma apresentação ao conselho de administração; eles partilham a sua visão e ideias com a diretoria. Eles não te levam a fazer uma simples excursão pela planta da empresa; eles dão a oportunidade de conhecer e conversar com as pessoas que fazem os produtos de sua empresa. Mesmo em situações inegavelmente negativas, os bons líderes emanam uma esperança entusiasmada para o futuro, uma confiança de que eles podem ajudar a fazer melhor amanhã do que hoje.

5. Eles são estáveis

Quando se trata de suas próprias realizações e fracassos, os líderes simpáticos levam as coisas com calma. Eles saboreiam o sucesso sem deixá-lo subir para a cabeça, e eles reconhecem prontamente falhas sem ficarem atolados nela. Eles aprendem com ambos e seguem em frente.

6. Eles são generosos

Todos nós já trabalhamos para alguém que não compartilha seu conhecimento ou recursos. Essas pessoas agem como se tivessem medo que você ofusque caso tenha acesso a tudo que precisa para fazer seu trabalho. Líderes carismáticos são infalivelmente generosos com quem sabe, o que eles sabem, e permitem o acesso aos seus recursos. Eles querem que você faça bem o seu trabalho, mais do que qualquer outra coisa. Isso porque eles entendem que este é o seu papel como um líder e porque eles são confiantes o suficiente para nunca se preocupar que seu sucesso possa ofuscá-lo. Na verdade, eles acreditam que o sucesso de seus subordinados é o sucesso deles também.

7. Eles demonstram integridade

Esses líderes inspiram confiança e admiração através de suas ações, e não apenas pelas suas palavras. Muitos líderes dizem que a integridade é importante para eles, mas os líderes carismáticos demonstram integridade todos os dias. Mesmo um líder que espalha charme não vai ser simpático se esse encanto não é apoiado por uma base sólida de integridade.

8. Eles leem pessoas como um livro

Líderes carismáticos sabem ler as pessoas com uma comunicação silenciosa, que muitas vezes é mais importante do que as palavras que as pessoas dizem. Eles observam as expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz, a fim de obter o que realmente está acontecendo com o seu povo. Em outras palavras, eles têm consciência social alta, uma habilidade de inteligência emocional crítica.

9. Eles apreciam potencial

"Carisma não é apenas fazer as pessoas gostarem de você, mas fazer com que elas gostem de si mesmo na sua presença.", disse Robert Brault, famoso tenor americano. Os líderes carismáticos não só enxergam o melhor na sua equipe, mas eles se certificam de que todo mundo também veja. Eles salientam os talentos das pessoas, de modo que todo mundo melhore a si mesmo e a equipe como um todo.

10. Eles têm substância

Daniel Quinn disse: "Carisma atrai a atenção das pessoas. Mas depois de conquistar atenção, você tem que ter algo para lhes dizer. "Os líderes carismáticos entendem que seu conhecimento e experiência são fundamentais para o sucesso de todos que os segue. Portanto, eles se conectam regularmente com as pessoas a compartilham sua sabedoria. Líderes carismáticos não ficam se gabando ou fingem ser algo que não são. Eles têm substância, e eles compartilham isso com seu pessoal.

 

Contato