12 coisas que você deve fazer na primeira semana do seu novo emprego

Mais de 1,7 milhões de pessoas estão à procura de um novo trabalho no país

Rodolfo Mondoni

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SÃO PAULO – O Brasil fechou o segundo trimestre deste ano com uma taxa de desemprego de 8,3%, de acordo com o IBGE. Esse número cresceu pelo desaquecimento da economia e, consequente redução de postos de trabalhos. Outro ponto que contribuiu para o crescimento do número de desempregados foi o aumento do número de pessoas que estavam fora do mercado e que agora estão à procura de um emprego.

Se você está à procura de um novo emprego ou acaba de ser contratado, alguns hábitos e mudanças de atitude são fundamentais, principalmente nos primeiros dias.

“Os primeiros três meses de qualquer novo emprego são uma extensão do processo de entrevista”, disse a especialista em gestão de carreira Amanda Agustine, ao portal Business Insider. “Desde o primeiro dia, você precisa estar no jogo.”

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1. Seja um especialista em introduzir a si mesmo.

Tome a iniciativa de conhecer pessoas. Diga olá no elevador, na copa, cozinha etc. Isto irá trazer recompensas. “Por causa do ritmo acelerado, alguns podem não ter tempo de chegar até você”, diz Augustine.

“Comece com o grupo que está mais próximo, e as pessoas que você está trabalhando diretamente.” Será interesse deles também começar com o pé direito, porque o seu trabalho irá afetar diretamente o deles.

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2. Torne-se amigo de um veterano que pode ajudá-lo a navegar pela política da empresa.

Saiba quem são os jogadores, e quem está na sua empresa por um bom tempo, ela aconselha. Encontre o veterano que tem um bom controle sobre o que funciona e não funciona e pode mostrar-lhe o ambiente. “As empresas têm sua própria linguagem e piadas internas”, diz ela. “Procure uma pessoa para ajudá-lo a decodificar as siglas e políticas do escritório.” Além disso, você vai precisar de alguém para as coisas tolas. Você não vai querer ter que pedir ao seu chefe onde estão os lápis.

3. Defina as expectativas com seu chefe e funcionários.

“Esteja alinhado com o calendário do seu chefe”, diz Augustine. Use essa primeira reunião para estabelecer o que eles acreditam ser as metas na primeira semana, mês e três meses. Ao mesmo tempo, se você estiver em uma posição gerencial, é importante começar a definir as expectativas com seus subordinados diretos. A partir das conversas no horário de expediente, essa primeira semana dará o tom.

4. Analise a composição de sua nova equipe.

Preste atenção aos sinais sutis que você recebe de pessoas no seu grupo. Pode haver uma ou mais pessoas que estavam disputando o seu papel – então olho nas costas assim, adverte Augustine. Procure oportunidades para fazer amizade e aproveitar os talentos de seus novos colegas para evitar que qualquer ressentimento se acumule.

5. Hora do cafezinho

Descubra onde é o café sempre será uma boa estratégia para o sucesso. Também é importante descobrir as regras não escritas do escritório que, se violadas, as pessoas são fuziladas. Quem lava os pratos? Quais prateleiras são comuns? “Seja uma esponja, e veja como as pessoas estão fazendo as coisas”, diz Agustine. “Não há nada de errado em pedir como usar a máquina de café.”

6. Inicie demonstrando e documentando seus resultados.

“Deve se tornar sua missão demonstrar o que você tem feito para alcançar tudo aquilo que você vendeu na entrevista”, recomenda Augustine. Se você disse que era um gênio de mídia social ou ótimo com os dados, imediatamente comece a reformular as contas sociais ou dar sentido a análise da empresa. Mantenha o controle de todas as suas realizações, as principais contribuições, e quando você irá começar a dar feedbacks positivos. É bom adquirir esses hábitos cedo e ter informações prontas para as futuras avaliações de desempenho e as negociações salariais.

7. Faça toneladas de perguntas para descobrir o caminho das pedras.

Absorva tanto quanto possível na primeira semana. Se você planeja fazer grandes mudanças, você precisa primeiro entender como as coisas se realizam, e o que você precisa para ganhar a confiança da equipe. “Aproveite esse início para aprender como as coisas são feitas e por que, então quando quiser fazer alterações, você pode construir um argumento forte que a sua equipe vai apoiar”, aconselha ela.

8. Organize-se para definir bons hábitos.

Especialmente porque uma grande quantidade de novas informações está vindo em sua direção, a criação de bons hábitos e ser organizado desde o início vai facilitar a sua vida. “É uma grande oportunidade para superar quaisquer desafios ou fraquezas de seu passado”, diz Augustine. Se você lutou com o tempo de gestão, por exemplo, usar essa primeira semana para mapear como você vai gastar cada dia e começar a colocá-lo em prática.

9. Mostre sua cara tanto quanto possível.

Esteja em todas as reuniões que você puder, ela sugere, e não tenha medo de falar. Não só você vai ter uma ideia de quem é importante na empresa, mas outros vão começar a se acostumar a ter você por perto. Estabeleça sua área de especialidade, e eles saberão como chegar até você no futuro.

10. Reforce as novas ligações na mídia social.

Uma vez que você está oficialmente no trabalho, é importante atualizar o seu título através de suas próprias plataformas de mídia social e também começar a seguir a sua nova empresa e colegas. Assim que você conhece novas pessoas, encontra-las no Twitter ou LinkedIn fortalece as relações. Augustine sugere que você identifique a plataforma que faz mais sentido. Facebook, por exemplo, é visto por muitos como pessoal, portanto, use discrição.

11. Volte a ligar para antigos colegas.

A primeira semana de um novo emprego é o momento perfeito para se aproximar de seus colegas de empregos anteriores. “Volte e se reconectar com as pessoas em sua antiga empresa, e pedir recomendações do LinkedIn”, ela sugere. O melhor momento para obter referências é quando você não está procurando um novo emprego, diz ela.

12. Conheça a vizinhança

Você conhece algum restaurante, uma padaria ou um lugar para comer um sanduíche? Onde você pode levar as pessoas para tomar um café ou ter um bom almoço de negócios? Você sabe onde é a farmácia mais próxima? “Logisticamente, você precisa saber para onde ir obter um Band-Aid quando você precisa de um”, diz Agustine.