18 coisas que pessoas de sucesso fazem nos primeiros dez minutos do trabalho

Os primeiros minutos definem como será o resto do seu dia, defendem especialistas

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – A forma como você lida com os primeiros minutos da sua jornada de trabalho podem determinar o quão produtivo e eficiente você será no resto do seu dia. “Começar com o pé direito não é importante apenas nos relacionamentos, mas também na sua jornada de trabalho, particularmente naqueles ocupados”, diz Michael Kerr, um palestrante internacional de negócios e autor do livro “You Can’t Be Serious! Putting Humor to Work.”

Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho, concorda. Para ela esses breves momentos são a primeira impressão do que virá pela frente. 

“Os primeiros minutos no escritório pode ser o mais estressantes, porque há um nível de ansiedade sobre o que você pode enfrentar. Um ataque repentino de e-mails urgentes; crises de última hora ou reuniões; uma chamada do escritório do seu chefe que te interrompa, um colega de trabalho irritante e assim por diante”, afirma Taylor. Segundo a especialista, “é preciso uma boa autoconsciência, pensamento positivo e esforço todas as manhãs para combater qualquer carga negativa que possa te colocar para baixo quando você tem muitas tarefas a fazer.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Kerr diz que as pessoas bem-sucedidas tendem a prosperar por causa de seus hábitos. “Criar hábitos consistentes é em grande passo para se tornar uma pessoa bem-sucedida”, explica ele. “E o segredo para formar esses hábitos é começar logo no início do dia.

Se você estiver disposto, segue uma lista criada pelo portal Business Insider para você fazer nos primeiros 10 minutos do seu dia e torná-lo mais produtivo.

1. Reflita

Continua depois da publicidade

Alcançar seus melhores resultados requer que você reflita sobre onde você esteve, onde você está e onde você deseja chegar, diz Taylor. “As pessoas de sucesso se perguntam: O que eu fiz para realizar meus objetivos até agora nesta semana – ou na semana passada? Qual é o status do meu projeto atual? O que eu preciso para realizar minhas tarefas hoje?”

2. Pare brevemente para se sentir presente

“Isso pode soar Buddha style, mas é importante”, diz Kerr

“Se você estiver em meio a uma situação tumultuada com telefones tocando e as pessoas querendo sua atenção, você corre o risco de começar com o pé errado, descontrolar-se, perder tempo e deixar outras pessoas definir a agenda para você “, explica ele.

Foque em você e esteja totalmente presente, isso irá ajudá-lo a administrar melhor o seu dia, em vez de permitir que ele gerencie você.

3. Sinta-se confortável

As pessoas de sucesso tomam um minuto no início do dia de trabalho para certificar-se que sua cadeira está devidamente ajustada e os itens que frequentemente usam – teclado, telefone, mouse do computador – estão todos em uma distância confortável, diz Lynn Taylor.

“Certifique-se de que você tem iluminação adequada”, acrescenta ela. “Seu dia vai bem se você tiver um ambiente ergonômico que é funcional”.

4. Organize seu espaço de trabalho.

Não ser capaz de encontrar as coisas é uma enorme perda de tempo. “Uma mesa limpa e um desktop organizado ajudará você a arejar sua mente para as tarefas diárias”, diz Taylor.

5. Estique-se, levante e ande.

As pessoas de sucesso não se esquecem de alongar e facilitar sua circulação sanguínea antes de entrar em uma posição de estar sedentário. “Fique em pé ou caminhe nos primeiros minutos de seu dia de trabalho”, sugere Taylor. “Isto pode lhe dar uma sensação de maior controle, assim como um palestrante estabelece autoridade diante o seu público”.

6. Reveja a lista de afazeres para priorizá-los

“Vá além de fazer uma lista e desafia-se criando uma hierarquia para seus projetos”, defende Taylor.

É vital colocar os projetos mais importantes em primeiro. Resolva as tarefas mais críticas no início do dia quando você está com mais energia.

7. Visualize o sucesso

Prevendo os resultados positivos de vários projetos em mãos, você pode trabalhar para trás e determinar as medidas necessárias para obter os resultados desejados.

“Isso ajuda a lembrar a necessidade de manter o plano e se concentrar nas coisas que são verdadeiramente importantes e não simplesmente urgente”, explica Kerr.

“Mentalizar o seu dia pode ajudá-lo a enxergar os potenciais desafios , para que você possa fazer os ajustes necessários”, diz Kerr

8. Ajuste e trace sua rota.

As pessoas de sucesso reveem seus calendários para avaliar se alguma coisa precisa mudar ou reorganizar o seu dia e ver se há algum trabalho preparatório que pode precisar de agendamento antes de uma chamada ou reunião.

9. Não seja multitarefa

Fazer simultaneamente muitas coisas de manhã, quando você tem muita energia pode ser tentador, mas isso irá definir o resto do seu dia. Pesquisa realizada pela Universidade de Stanford revelou que ser multitarefa é menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez.

10. Antecipe distrações

Todos nós enfrentamos algumas das mesmas distrações no início do dia, e reconhecê-las é o primeiro passo para mitigá-las

Isto pode incluir chamadas de baixa prioridade, reuniões desnecessárias, colegas tagarelas, novos e-mails recebidos ou textos, mídia social, ou outras notificações de baixa prioridade. Qualquer coisa que desafie você a se concentrar no plano do seu dia.

11. Diga não 

“Os profissionais de negócios bem-sucedidos sabem como reduzir distrações para maximizar os seus primeiros minutos em seu escritório”, diz Taylor. “Eles podem diplomaticamente e educadamente dizer” não “aos colegas por que se propõe a envolver em um momento posterior.”

Se o seu chefe precisa de você, isso é uma clara exceção. Se você tiver chamadas cruciais para fazer ou reuniões para assistir, dê atenção ao seu chefe.

Ser uma pessoa que diz sim para tudo não é bom para ninguém, explica Taylor. Geralmente, as pessoas nunca estão satisfeitas e você não pode fazer o seu melhor com prioridades conflitantes.

12. Bloqueie a negatividade

As pessoas de sucesso não se debruçam sobre quaisquer eventos desafiadores que ocorreram na noite anterior ou na manhã seguinte, ou outros pensamentos frívolos. “Compartimentalize, colocando-os em caixa separada assim que você inicie sua semana”, diz Taylor.

13. Reserve um tempo para agradecer a sua equipe

Isto é especialmente importante se você é um líder, diz Kerr. “Mas não importa qual o papel que você tenha, isto é importante.”

Taylor diz que visitar o seu chefe e equipe vai ajudar a si mesmo e aos outros no ponta pé inicial do seu dia.

“Para avançar em sua carreira, você simplesmente não pode ignorar suas habilidades pessoais”, diz ela. “Você pode ser a pessoa com maior conhecimento técnico, mas a sua atitude pode amplificar ou diminuir essas suas habilidades técnicas.”

Ser amigável na primeira na parte da manhã faz com que o ambiente de trabalho seja mais agradável para todos. E essa sua abordagem vai ser contagiosa.

14. Eles fazem uma leitura da temperatura de seus funcionários/ colaboradores

Gerentes fortes, tomam um momento da manhã para falar brevemente com seus funcionários para garantir que eles estejam engajados e motivados. “À primeira vista, esses profissionais experientes podem muitas vezes obter uma leitura superficial do nível de energia e satisfação no trabalho dos seus funcionários”, diz Taylor. “Se as coisas parecem mal, eles são melhor abordados mais tarde no dia.

15. Sorria e ria

“Muitas pessoas bem-sucedidas que eu conheço tem uma rotina de começar a sua manhã com um sorriso simples, não importa que seja de uma piada enviada por e-mail ou alguma tradição que eles criaram para dar-se uma chance de rir todas as manhãs”, diz Kerr. “Iniciar o seu dia com um sorriso tornou-se é fundamental, uma maneira simples de começar com o dia com bons pensamentos.

Taylor observa que estudos mostram consistentemente que, usando os seus “músculos do sorriso”, seu humor se torna mais positivo. “Você não precisa criar um sorriso falso, mas uma expressão agradável terá o benefício adicional de lembrá-lo de seu poder.”

16. Reserve um tempo para agradecer

“Uma ótima maneira que pessoas bem-sucedidas começam o dia é identificando algo que lhe dão um bem-estar, que pode ser relacionado a questões pessoais ou profissionais”, observa Taylor.

Taylor diz que todas as pessoas bem-sucedidas aproveitam os primeiros minutos de seu dia de trabalho para estar focado. “Uma vez que você adotou a mentalidade certa e de rotina para o sucesso, o resto do dia flui muito mais suave.”

17. Pense como podem ajudar os outros

De acordo com Arthur C. Brooks, presidente do American Enterprise Institute e autor do livro “O coração conservador,” adotar uma mentalidade de serviço pode reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho, porque ele desloca o objeto da atenção de si mesmo.

“Quando eu estou trabalhando para mim, qualquer resultado decepcionante é, um reflexo desagradável estressante para mim”, ele escreve. “Quando eu estou servindo, por outro lado, o trabalho é sempre intrinsecamente valioso por causa de sua intenção.”

18. Cheque e-mails de forma estratégica

“Eu enfatizo ‘estrategicamente’ porque e-mail pode rapidamente tornar-se um desperdício de tempo”, explica Kerr. “Verificar e-mail pode se tornar uma daquelas tarefas que faz você se sentir como se estivesse realizando coisas, mas o perigo está em não atender a itens prioritários, além de estar permitindo os outros definirem a sua agenda.

As pessoas de sucesso entendem isso, e são extremamente eficientes com e-mail, o que significa que os primeiros 10 minutos do dia pode ser uma varredura rápida e priorização de e-mails para responder mais tarde, como parte do seu planejamento. E não necessariamente mergulhar em todos os e-mails de uma só vez