Pesquisa descobre o segredo para você parecer mais inteligente

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Stanford, usar palavras difíceis não faz você parecer mais esperto, pelo contrário.

Rodolfo Mondoni

Publicidade

São Paulo – Em um grupo de 110 estudantes selecionados pela Universidade de Stanford, Califórnia, a maioria admitiu ter mudado as palavras em dissertações acadêmicas para parecer mais inteligentes. Entretanto, a pesquisa sugere que o uso de palavras grandes quando eles não são realmente necessárias é uma receita para o desastre, pois as pessoas geralmente reconhecem autores que usam uma linguagem mais simples como mais inteligente.

Liderado pelo PhD Daniel M. Oppenheimer, o estudo tentou com uma série de experimentos provar este fenômeno. Em um desses testes, os pesquisadores selecionaram uma dissertação sociológica abstrata, com muitas palavras longas e criou uma versão simplificada, substituindo cada palavra de nove ou mais letras com seu sinônimo mais curto. Em seguida, eles pediram aos graduandos para ler a dissertação e avaliar a inteligência do autor e a dificuldade para entender o texto.

Os resultados mostraram que a versão simplificada foi considerada mais atraente e seu autor foi avaliado como mais inteligente. Curiosamente, outro experimento descobriu que mesmo pensadores famosos são vistos como mais inteligentes quando a sua escrita é mais simples.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O grupo foi dividido em dois, uma metade leu uma versão mais complexa e a outra uma simplificada de uma passagem do texto “Meditação IV”, do filósofo francês René Descartes. A maioria continuou a considerar mais inteligente o autor da versão mais fácil, até mesmo sabendo que ambos tinham sido escritos por Descartes.

O senso comum sugere que quanto maior seu vocabulário maior sua inteligência. Mas, nesse caso, a ciência mostra que é melhor você não tentar parecer erudito. Se apenas uma palavra captura totalmente aquilo que você deseja falar, use-a. Porém, se você pode articular seus pensamentos de uma forma mais simples, não há necessidade de folhear o dicionário de sinônimos.