Em carreira / coaching

6 maneiras de usar a política empresarial a seu favor

Conhecer as regras do ‘jogo’ pode evitar problemas e trazer benefícios para sua carreira

Xadrez
(Wikicommons)

SÃO PAULO - A maioria das pessoas não gostam de lidar com as políticas empresariais, mas você precisa se preocupar com aquelas que gostam. E, assim como a política regular, a política empresarial é um elemento inevitável do comportamento humano, quando há pessoas reunidas sempre haverá disputas.

Há quem acredite que a melhor forma de lidar com essas disputas é ficar de fora delas, como se isso fosse proteger você e a sua carreira. Mas isso pode ser um erro. Dizer que você não é afetado por esses embates políticos é como negar que você seja afetado pela política em geral.

O primeiro passo para prosperar no ambiente político é reconhecer a importância dele, e saber quando e como se envolver. Um texto publicado pela Forbes apresenta seis dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

1. Conheça o terreno que você está pisando
Você precisa estar sempre antenado no que está acontecendo. Todo ambiente de trabalho possui alianças e desavenças, se você prestar a atenção poderá decidir com quem se aliar. Note coisas como: quem almoça junto? Quem é convidado para determinada reunião? Quais são os primeiros a saber sobre mudanças? E que atitudes fazem o clima esquentar?

A resposta para essas perguntas define seu ambiente de trabalho. Isso não significa que você tenha que escolher um lado. Mas é importante entender as regras do jogo, conhecer os jogadores e suas estratégias. Isso pode evitar problemas futuros.

2. Construa alianças
Uma boa estratégia é construir alianças em diferentes setores, assim você irá se proteger melhor. Se você tiver pessoas em quem confie, e conseguir fazer com que as pessoas confiem em você também, com certeza isso lhe trará vantagens, não importa o seu cargo. Isso pode até ajudar em casos de demissões, seus amigos irão lembrar de você.

3. Mantenha o foco
Lembre-se que você está “jogando” não por diversão, mas para ter uma carreira de sucesso e se realizar profissionalmente. Tente não se envolver em fofocas, manipulações e outros artifícios desnecessários. Manter seus olhos na meta permite desenvolver e manter uma abordagem estratégica para lidar com a atmosfera política única de seu local de trabalho.

4. Aposte no jogo do ganha-ganha
A má reputação da política se deve entre outros motivos pelo fato de acharem que sempre haverá um vencedor e um ganhador. E que você só irá ganhar se humilhar seu adversário. Mas a regra de ouro é a negociação. Um bom jogo político faz com que os dois lados saiam ganhando ou pelo menos se sintam vencedores.

5. Jamais jogue rivais um contra o outro
Uma das piores situações é ficar entre o fogo cruzado. Em uma situação assim é fácil falar o que as pessoas de ambos os lados querem ouvir. Mas falsa lealdade está fadada a ser desmascarada com o tempo e se isso ocorrer nenhuma das pessoas que você estava tentando impressionar confiarão mais em você. Prefira tentar descobrir o que pode ser feito para melhorar a situação.

6. Mantenha seus princípios
Antes de tomar qualquer ação, pergunte-se por que você está fazendo isso. Se você está motivado pelo medo, vingança ou inveja, não faça. Se ele entra em conflito com seus valores e crenças sobre o comportamento justo, é melhor não se envolver.

 

Contato