Coach diz como elaborar um plano de carreira eficiente, sem deixar de sonhar

Colocar no papel o plano de carreira parece simples, mas não é, pois envolve os sonhos das pessoas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Para um plano de carreira ser eficiente, antes de mais nada, é preciso colocá-lo no papel, de acordo com o coach e autor do livro “Executivo, o super-homem solitário”, Emerson Ciociorowski. “Geralmente as pessoas não elaboram um plano de carreira, tendo apenas idéias vagas e gerais na cabeça. É preciso colocar no papel para pôr em prática estratégias claras e fazer uma auto-avaliação consistente”, diz ele.

A sugestão do coach é elaborar um plano para cinco anos. “O período que o plano deve abranger depende de cada um, pois está relacionado à natureza do indivíduo. Alguns têm facilidade de trabalhar com projetos e metas a serem atingidas daqui a 15 anos, outros preferem pensar em um prazo mais curto. Cinco anos seria razoável”.

Sonhos esquecidos

Sabendo tudo isso, não há tempo a perder: escreva em uma folha como você se imagina daqui a cinco anos, mas tenha o pé no chão. “Analise se seus objetivos são factíveis, possíveis, para evitar grandes frustrações”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A partir daí, basta dar um direcionamento. Esse exercício parece simples, mas não o é. Isso porque ele envolve os sonhos dos profissionais. “Mas as pessoas não têm mais tempo de sonhar. Com a rotina corrida, elas não estão mais dando vazão a seus sonhos”, lamenta Ciociorowski.

Aos poucos, as pessoas devem trabalhar visando à realização destes sonhos. Imagine: o que deve fazer nos próximos 12 meses para que alcance o que quer em cinco anos? “As ações e escolhas devem estar alinhadas ao sonho, ao plano de carreira”. Um exemplo prático: supondo que sua meta é estudar e trabalhar no exterior. Você sabe que, para isso, precisa compreender o idioma do país de destino. Logo, o primeiro passo é se matricular em um curso de idiomas.

“Comece a criar ações no seu dia-a-dia tendo em mente objetivos maiores. As pessoas tendem a se envolver em uma série de questões tanto pessoais quanto profissionais que não estão relacionadas ao plano de carreira. Elas não dão direcionamento ao plano e se perdem”, aconselha o coach.

Continua depois da publicidade

O que é um plano de carreira eficiente?

Para Ciociorowski, existem dois aspectos para que um plano de carreira seja eficiente: o primeiro é o entendimento de seu propósito enquanto profissional, de sua missão. O outro é a relevância de seus talentos.

Ele explica: “Ao escrever seu plano de carreira, é essencial que leve em consideração seus talentos, que são únicos e podem o diferenciar dos demais profissionais. Quando alguém tem talento para o que faz, realiza atividades, mesmo as mais difíceis, naturalmente, sem despender energia”.

Além disso, o coach enfatiza que há constância no trabalho de quem tem talento. Ou seja, por ser apaixonado pelo que faz, o profissional que trabalha exatamente com o que tem mais facilidade e talento faz bem sempre, independentemente das condições, faça chuva ou faça sol. Para exemplificar: se alguém fala muito bem em uma apresentação, surpreendendo a todos, mas não vai assim tão bem em outras, pode ser que não tenha tanto talento para falar em público.

Continua depois da publicidade

“Aquele que desenvolve atividades que não têm tudo a ver consigo pode se sair razoavelmente bem, mas terá que se esforçar para tal”, garante. Por tudo isso, o ideal é que o profissional aposte em seus pontos fortes, treinando e melhorando sempre, e trabalhe seus pontos fracos para que eles não atrapalhem o desempenho geral. “Dificilmente, alguém será bom ao focar em seus pontos fracos. Simplesmente não é o talento natural dele. Agora, quem trabalha seus pontos fortes tem um desempenho acima da média”, acrescenta Ciociorowski.

O plano é dinâmico

Segundo ele, as pessoas se sentem engessadas quando colocam o plano no papel. Acreditam que ele é imutável. Não é verdade. “O plano é dinâmico. O profissional deve analisá-lo ao longo do tempo e reestruturá-lo conforme as variáveis externas. É importante ser flexível, para adaptar o plano e aproveitar as oportunidades que surgem. Supondo de houve uma mudança importante no mercado de trabalho, ou que surgiu um novo setor ou nova tecnologia, tente aproveitar essas situações a seu favor”.

Celebre a cada conquista

Daí a importância de monitorar sistematicamente o plano e de avaliar com freqüência o que está fazendo com relação à carreira, sem esquecer dos resultados obtidos até então. “O ser humano sempre vê o que não consegue fazer, mas não tem a percepção exata do que já conquistou. É importante celebrar a cada conquista sua”, garante.

Publicidade

Sonhe e não se preocupe em como fazer

O último conselho do coach é: “sonhe e pense com o coração”. Por isso, detenha-se no que quer alcançar, e não somente no como alcançar. “Pense com o coração mesmo. Muitas pessoas deixam de planejar uma boa carreira porque ficam preocupadas com o como fazer, de forma que o sonho acaba descartado. Mas garanto que existem várias opções, o como dá-se um jeito”. Quer ser gerente? Então pode se capacitar. Quer estudar no exterior? Existem bolsas hoje em dia. Não deixe de sonhar porque não sabe como chegar lá.