Em carreira / clt

Governo divulga representatividade de centrais sindicais; CUT lidera

O índice foi apurado com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o dia 31 de dezembro de 2014

Manifestação sindicatos em São Paulo
(Marcelo Camargo/ ABr)

Os índices de representatividade de cada central sindical referente a 2014 foram divulgados nesta quinta-feira, 9, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados estão presentes em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje.

 

O índice foi apurado com base na quantidade de trabalhadores filiados aos sindicatos de cada central até o dia 31 de dezembro de 2014. Nessa data, eram 9.154.248 trabalhadores associados a sindicatos filiados a centrais sindicais.

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) registrou o maior índice, com 31,73%, vindo em seguida a Força Sindical (FS), com 10,82%; a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com 10,36%; a União Geral dos Trabalhadores (UGT), com 10,30%; a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), com 7,65%, e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) com 7,15%.

 

Conforme explica o ministério, a aferição da representatividade é prevista pela Lei nº 11.648/2008, que reconheceu as centrais sindicais como entidades de representação dos trabalhadores. O MTE divulga anualmente a relação das centrais sindicais que atendem aos requisitos da lei, indicando seus índices de representatividade.

 

O MTE lembra que cabe às centrais sindicais coordenar a representação dos trabalhadores e participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e espaços de diálogo social tripartite que discutam os interessem dos trabalhadores. Para assumir essas atribuições, as entidades devem atender a requisitos mínimos, como ter a filiação de pelo menos cem sindicatos distribuídos nas cinco regiões do País; filiação em pelo menos três regiões de 20 sindicatos em cada uma; ter sindicatos filiados em cinco setores de atividades econômicas; e representar pelo menos 7% do total de empregados sindicalizados em âmbito nacional.

 

Contato