Cinco erros que recém-formados devem evitar na procura por uma vaga

Eles costumam procurar apenas na internet e não sabem exatamente como mandar currículos; saiba outros e evite-os

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – É claro que, depois de formado na faculdade, é chegado o momento de encontrar emprego na área em que deseja atuar. Mas, com um mercado de trabalho tão competitivo, isso pode não ser tão fácil quanto parece.

Exatamente por este motivo, você deve procurar emprego no local e no momento certos. Muitos cometem erros, pensando que o fato de ser jovem e ter os conhecimentos recentes na memória são diferenciais. Você conhece outros erros cometidos pelas pessoas que acabaram de sair dos bancos acadêmicos?

Procuram apenas na internet

A internet abre muitos caminhos, pois indica as vagas disponíveis. Além disso, os estudantes têm bastante familiaridade com ela. Mas se limitar a esta ferramenta de busca pode fazer com que as chances de encontrar a vaga que deseja diminuam.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sempre peça ajuda para quem você conhece, até mesmo colegas da faculdade ou parentes. Não tenha vergonha de dizer que está à procura, pois isso somente fará com que as pessoas queiram lhe ajudar. Deixe a situação clara a seus pais; eles podem conhecer alguém influente na área em que você pretende atuar.

Mandam currículos sem direcionamento

Não mande seus currículos para endereços gerais. Deixe claro que pessoa ou empresa deseja atingir. É verdade que diversas vagas somente exigem o envio e não se identificam, mas não há explicação para frases como “Prezado (a) Senhor (a)” no início.

Não mande e-mail com os endereços à mostra, para que todos vejam para quem está enviando seus currículos. Prefira mandar um de cada vez, ou a empresa poderá pensar que você está louco atrás de uma vaga e que poderia até mentir por isso.

Continua depois da publicidade

Vestem-se errado para a entrevista

Muitos recém-graduados vestem roupas casuais para a entrevista, que é o primeiro contato com a empresa, o que está errado. Este tipo de atitude pode lhe tirar da corrida pela vaga sem você ter, ao menos, falado alguma coisa.

Nunca pense em ir de chinelos ou colocar um top na hora da entrevista. A melhor estratégia é se vestir com elegância, mesmo que a empresa seja informal.

Saiba ouvir na entrevista

Não fique falando sobre você sem parar durante a entrevista. Pare e ouça em alguns momentos. Use o primeiro contato para coletar informações sobre a empresa e de como será a rotina da pessoa escolhida na seleção.

Continua depois da publicidade

Pergunte sobre possibilidades de crescimento e deixará uma boa impressão. Falar sem parar somente mostrará que você quer aparecer, sem ter tanto conteúdo, já que não tem experiência. Sempre peça licença para fazer perguntas e comentários.

Não agradecem pelas oportunidades

Não é indicado somente deixar a entrevista e dizer “tchau”. Mande uma carta ou um recado agradecendo a oportunidade. O mais indicado seria mandar um e-mail com o conteúdo, mas cuidado para não ser mal interpretado. Mostre que você ainda está interessado por alguma vaga.