Quebrando barreiras

Cinco dicas para vencer os desafios da carreira

Seja seu seu chefe, clientes, colegas de trabalho ou sua vida pessoal. Seja quem for ou qual for o problema, é preciso manter o equilíbrio

Business consultancy

SÃO PAULO – Toda carreira possui seus desafios, assim como os empregos e profissões. Entretanto, certas batalhas são inerentes a todas as trajetórias profissionais. O que muda são as soluções que as pessoas empregam para resolver esses problemas. Os dilemas podem ser causados ou envolver seu chefe, clientes, colegas de trabalho, sua própria vida pessoal e também coisas mais complexas, como autoridades e crises econômicas. Seja quem for ou qual for o problema, confira cinco dicas para vencer os desafios da trajetória profissional:

1 – Com clientes
Não há benefício nenhum em brigar com clientes. Se há um problema, entenda-o como uma oportunidade para melhorar seus serviços, fazer o cliente mais feliz e receber algum retorno nos negócios. Afinal, brigar com quem compra seus serviços só pode prejudicar sua reputação.

2 – Com o chefe
O debate construtivo é algo essencial para o sucesso de um negócio, mas há uma hora em que cada um precisa saber se conformar e seguir em frente para ser produtivo. Essa é hora em que você deve baixar seus argumentos e se submeter à autoridade de seu chefe, pois no final, quem estiver certo vai entender o recado.

PUBLICIDADE

3 – Consigo mesmo
Problemas aparentemente externos podem ter sua essência formada dentro de você. Por exemplo, se você é explosivo, pessimista ou inseguro. Essa é uma das batalhas mais difíceis de travar, porém uma das mais importantes. Ao vencê-la você estará abrindo mais espaço para as conquistas profissionais e para a felicidade pessoal.

4 – Com mudanças
As mudanças vêm, não importa o quanto você esperneie. Não adianta insistir em seus costumes e padrões, pois as empresas precisam se renovar se desejam se manterem ativas e relevantes no mercado. Ao invés de lutar por algo perdido, abrace a mudanças e procure trabalhar para complementá-la ao máximo com sua experiência e aquilo que já aprendeu.

5 – Com o ego
Em 1968 Andy Warhol já dizia algo que hoje se torna cada vez mais visível com a internet: “no futuro, todos serão famosos mundialmente por 15 minutos”. Qualquer que seja a atenção que você deseja receber tenha em mente que ela não deve ser seu objetivo nem base de trabalho, pelo contrário, apenas mais um indicativo daquilo que você já sabia sobre suas capacidades.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.