Chefe super exigente faz bem à sua carreira; aprenda a lidar com ele!

"Vantagem de ter este chefe é que você atinge um nível de excelência em seu trabalho", diz gerente da Robert Half

SÃO PAULO – Quando você faz uma atividade, ele sempre está em cima, atento aos mínimos detalhes. Não tolera erros, e pede para refazer o trabalho inteiro, que durou meses de esforço, se achar que não está bem feito. Este tipo de chefe, para você, é um insuportável? Pois saiba que ele faz muito bem à sua carreira.

O que se ouve dentro das empresas são só reclamações do chefe muito exigente. O que as pessoas não sabem é que deveriam torcer para encontrar uma pessoa destas durante a carreira. “A vantagem de ter um chefe exigente é que você acaba atingindo um nível de excelência em seu trabalho muito bom”, afirmou o gerente da Robert Half, Roberto Britto.

Exatamente por este motivo, quando mudar de área ou de empresa, certamente se destacará pelo trabalho bom que faz. Por outro motivo, se nunca teve um chefe como este e se depara com um deles, pode ter problemas. “Se você está acostumado a não ser muito exigente, pode ser que se sinta muito pressionado”.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar, de acordo com Britto, que o bom profissional não deve depender de uma chefia para realizar seu trabalho com excelência.

Quanto ao relacionamento…

Normalmente, o chefe exigente é bastante pragmático. Ele faz com que a pessoa seja mais objetiva e entregue resultados. Por isso, nada de muita distração no trabalho. “Isso é um bom apoio para a pessoa se desenvolver, não só profissionalmente, mas também pessoalmente”, disse o gerente da Robert Half.

Além disso, em relação ao comportamento frente a este tipo de chefe, ele disse que o subordinado não pode ser daquele perfil que adora enrolar. “O chefe exigente é muito detalhista, ele é muito focado em resultados, então, não tente enrolá-lo”. Esta é uma atitude que realmente o tiraria do sério.

Para se dar bem com o chefe exigente, o gerente da Robert Half apontou nada mais nada menos do que três dicas. “Elas são suficientes”, afirmou. Confira abaixo:

  • Ouça o que ele lhe pede com atenção;
  • Faça tudo o que for fazer com o máximo de qualidade;
  • Seja sempre objetivo.