Chefe inimigo: obstáculo para o crescimento profissional

Mesmo que não goste dele, não faça com que isto atrapalhe seu desempenho no trabalho; seja tolerante, tenha bom senso e trate-o com respeito

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você pensa que seu chefe é inútil, arrogante ou incompetente? Mesmo que seja verdade, o melhor é que você não faça com que isto atrapalhe sua vida profissional. Afinal, um chefe inimigo pode dificultar a realização de seus objetivos.

Como é ele quem determina onde e quando você vai estar, bem como o que deverá fazer, poderá colocá-lo em uma posição de pouco destaque, o que dificultará a ascensão profissional.

Se o relacionamento com ele for ruim, independentemente do quanto você esteja habilitado para assumir uma boa posição, será muito difícil que isto aconteça. Muito mais distante desta posição almejada, ao tratar seu chefe como inimigo, seu cargo pode estar ameaçado.

O que fazer?

Aprenda a investir na bolsa

Uma dica para quem não consegue lidar com o chefe da equipe, mas tem certeza de que está no local certo ou na empresa em que pretende trabalhar por muito tempo, é tentar tratá-lo como um cliente.

Atente qual seria a melhor forma de conversar ou de negociar com ele. Trabalhe seu auto-controle, a paciência e tenha bom senso.

Assim, quando ele fizer algo que não o agrada, trate-o como qualquer pessoa a quem você presta serviço: com respeito. Caso a situação já tenha chegado ao limite e alguma discussão aconteça, repare o dano: peça desculpas e diga que não acontecerá mais.

Situação extrema

Se pedir desculpas não adiantar, a situação chegou ao limite. O melhor a fazer, neste caso, é ver a possibilidade de mudar de equipe dentro da própria empresa ou trocar de emprego. Procure sempre o que será melhor para seu futuro profissional e o que não fará com que sua imagem seja prejudicada.