Emprego

Chefe de RH do Google dá 6 dicas que vão te conseguir qualquer emprego

O fato de que a maioria das pessoas não saberia como fazer uma entrevista corretamente é uma grande oportunidade, já que essa fraqueza permite que você controle o encontro – e é onde você ganha

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ganhar a admiração através de seu currículo é apenas um dos primeiros passos (e o menos complicado) do longo processo de seleção para uma vaga de emprego. O segundo passo, e o que preocupa a maioria dos candidatos, é a entrevista com o supervisor: como convencer uma outra pessoa? O que fazer para ter uma boa entrevista?

O fato de que a maioria das pessoas não saberia como fazer uma entrevista corretamente é uma grande oportunidade, já que essa fraqueza permite que você controle o encontro – e é onde você ganha.

Laszlo Bock, chefe de recursos humanos do Google, indica quais são as medidas que podem ser tomadas em uma entrevista para que o emprego seja seu (e, acredite: ele já fez com que pessoas fossem contratadas pelo Google com conselhos semelhantes). Veja abaixo:

PUBLICIDADE

1. Preveja o futuro
Você pode antecipar 90% das questões que serão feitas na entrevista, como “conte-me sobre você”, “qual sua melhor fraqueza?”, “qual sua melhor característica?”, etc. Se você não consegue pensar em nenhuma, faça uma breve pesquisa (sabendo que todas seguem a mesma linha) e anote as 20 que acredita que serão feitas.

2. Planeje seu ataque
Para cada questão, escreva sua resposta – no papel, pois faz com que seu cérebro as memorize. Como você quer que suas respostas sejam automáticas, esse é um passo importante para que você não tenha que pensar em suas respostas durante a entrevista.

3. Tenha um plano B
Um conselho ainda melhor que o anterior é ter três respostas para cada questão. Por que três? Você precisa ter respostas igualmente boas, porém diferentes, para cada pergunta, pois o entrevistador pode não gostar de sua história – algo que você deve identificar ao longo da entrevista; além disso, pode ser que o próximo entrevistador prefira ouvir uma versão um pouco diferente da mesma história.

4. Prove a si mesmo
Cada questão deve ter como resposta uma história que prove que você é capaz de fazer o que foi questionado. “Como você lidera?”, por exemplo, deve ser respondida com “Sou um líder colaborador, decisivo. Deixe-me lhe contar sobre quando…”. Sempre tenha uma história ou fatos para provar que você é o que diz ser.

5. Analise a sala
Olhe ao seu redor, foque no entrevistador. Use os primeiros dez segundos dentro da sala onde acontece a entrevista para identificar se há algo no escritório ou neles que você possa usar para criar uma conexão, seja um livro, um quadro ou uma foto de família. Mais importante ainda: leia a linguagem corporal do entrevistador para saber que tipo de respostas você deve dar.

6. Pratique
Praticar suas respostas até que elas se tornem naturais e espontâneas é uma medida essencial: o entrevistador verá sua convicção e determinação em conseguir o emprego.