Inteligência Artificial

Chatbot coordena processo de contratações nos EUA durante a pandemia

Sem contato físico, candidatos realizam processo por telefone ou vídeo

arrow_forwardMais sobre

(Bloomberg) – Tara Lindstrom não sabe quando poderá reabrir completamente os 56 restaurantes que comanda na Califórnia e em Utah. Mas, assim que as restrições do coronavírus forem reduzidas, ela quer estar pronta.

“Todos os dias pensamos, quando isso vai acabar?” disse a empresária, cujas receitas dos restaurantes caíram entre 30% e 60% desde 16 de março, quando a Califórnia impôs medidas de confinamento. “Foi um golpe após o outro.”

Enquanto autoridades municipais e estaduais começam a reabrir as economias, o maior desafio de Tara é trazer de volta dois terços dos mil funcionários de suas franquias Jamba Juice, Carl’s Jr. e Pieology, que não trabalham há cerca de sete semanas.

PUBLICIDADE

Muitos deles são estudantes que podem ter voltado para casa e trabalhadores que podem ter encontrado outro emprego ou que não têm como deixar os filhos em casa sem creches. E, com a alta temporada de verão se aproximando, Tara quer preencher muitas novas vagas.

A empresária planeja começar a aumentar as contratações neste mês e atingir “nosso novo normal até 1º de julho”, disse. “Você não pode treinar as pessoas em um dia”, por isso a empresa quer estar preparada.

Para acelerar a tarefa – enquanto reduz o contato físico durante a pandemia -, Tara mudou o processo de contratação, agora feito quase todo online. Ela contratou uma startup de tecnologia de São Francisco, chamada Workstream, que ajuda a automatizar a contratação de trabalhadores por hora e que fazem bicos para quase 5 mil gerentes de empresas como Uber, Marriott International, Chick-fil-A e operadores de entrega terceirizados da Amazon.com.

A Workstream opera como uma máquina silenciosa, coordenando o processo de recrutamento de uma empresa do início ao fim.

Os candidatos recebem uma série de perguntas de triagem automatizadas e personalizadas por meio de mensagens de texto como se estivessem conversando com um recrutador da empresa. As pessoas selecionadas escolhem um horário para a entrevista por texto.

Na era do Covid-19, a maioria das conversas é conduzida por telefone ou por vídeo. Os candidatos completam a papelada em seus dispositivos móveis. Todo o processo pode ser feito dentro de algumas horas.

“Usamos dados e inteligência artificial para que as empresas economizem tempo e façam mais com menos, para que os trabalhadores por hora não se percam no processo”, disse Desmond Lim, cofundador da Workstream.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.