Cerca de 39 mil pessoas devem ser efetivadas neste Natal

De acordo com a Asserttem, número representa crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando o assunto é emprego, o fim de ano é naturalmente conhecido como a época das oportunidades, por conta do trabalho temporário. Entretanto, neste Natal, muitos trabalhadores podem ser surpreendidos e conseguir emprego para o ano todo, já que estima-se que 39 mil pessoas devam ser efetivadas.

De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), o número corresponde a 28% do total de contratos temporários firmados no Natal em 2010. Em relação ao ano passado, o crescimento é de 26%.

Segundo a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, a alta no número de efetivações pode ser explicada pelo bom momento econômico, com maior acesso ao crédito e com aumento de renda da população.

Aprenda a investir na bolsa

Varejo de rua deve efetivar mais
No geral, 139 mil vagas foram abertas neste Natal, sendo que 30% devem ser ocupadas por pessoas no primeiro emprego. O varejo de rua deve ser o que mais vai empregar profissionais nesta situação, já que 35% de suas vagas vão para este público.

O varejo de rua, aliás, também deve ser o que mais vai efetivar os profissionais (32%). Em seguida, aparecem as lojas de departamentos (30%), supermercados e afins (25%) e shoppings (25%).

No que diz respeito à remuneração média, entre os temporários, esta deve ser de R$ 770 para os trabalhadores do comércio e de R$ 950 para os da indústria.