É possível?

CEO da Apple revela segredo para não ficar viciado em iPhone

As pessoas checam o celular em média 2617 ao dia; para Tim Cook, uma simples mudança pode diminuir este número 

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – 1 vez a cada 33 segundos. Este é o número de vezes em que um cidadão médio americano toca em seu celular. O estudo foi realizado pelo aplicativo Dscout e mostra que mexer no telefone se tornou uma “obsessão” – as pessoas tendem a checar o aparelho cerca de 2.617 vezes ao longo do dia.

Tim Cook, CEO de uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, a Apple, concorda que algumas pessoas podem estar usando seus telefones “demais”. Em especial as crianças.

Ele foi questionado sobre o assunto durante uma entrevista no palco da conferência Time 100 Summit, que aconteceu nesta terça-feira (23).

PUBLICIDADE

Segundo Cook, os relatórios da Apple sobre Screen Time (Tempo de Tela) confirmaram o assunto e mostram que, além das crianças, o uso também tem sido excessivo no caso dos adultos. “Todos os nós, ou pelo menos muitos de nós, estamos passando tempo demais no celular.”

Fazer com que as pessoas mexam no iPhone o tempo todo “nunca foi um objetivo para a Apple”, argumentou Cook, “nós não queremos isso, não é nosso modelo de negócios.”

Apesar de não ser uma das metas da empresa, está claro que aplicativos financiados por anúncios possuem a intenção de manter as pessoas no celular o maior tempo possível e fazer com que elas sempre retornem ao aplicativo e interajam, uma vez que isso aumenta a venda de publicidade.

Cook também acrescentou que pôde refletir sobre seu comportamento lendo o relatório de seu próprio iPhone. Ele percebeu que uma simples mudança poderia diminuir o tempo que ele passa no celular: desligar as notificações dos aplicativos.

“Eu me perguntei: eu realmente preciso receber milhares de notificações por dia? Não é algo que está agregando valor à minha vida ou me fazendo uma pessoa melhor”, disse o CEO. “Se você ainda não fez isso [desligar as notificações], eu recomendo que faça”.

Na área de Configurações do iPhone é possível desativar as notificações de aplicativos e, ainda assim, permitir que o dispositivo alerte algo importante ao usuário, como mensagens de determinadas conversas ou e-mails de determinados contatos.

PUBLICIDADE

Cook também acrescentou que para passar menos tempo no celular é importante começar a prestar mais atenção nas pessoas ao seu redor do que em seu smartphone.

“Toda vez que você pega no seu celular, significa que está parando de olhar para a pessoa que está ao seu lado. Se você está olhando mais para o telefone do que para os olhos de quem está ao seu lado, significa que está fazendo a coisa errada”, concluiu o CEO.

Aproveite melhor a vida: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!