Armadilha

Celular é item que mais afeta produtividade no trabalho; veja lista dos “vilões”

Pesquisa feita pelo site CareerBuilder revela que 75% dos empregadores disseram que duas ou mais horas por dia são perdidas na produtividade, porque os funcionários são distraídos

SÃO PAULO – Embora a tecnologia ajude os trabalhadores a ficarem ligados enquanto estão fora do ambiente de trabalho, em muitos casos, os distraem enquanto estão no escritório, levando a um impacto negativo na produtividade. De acordo com a nova pesquisa so site CareerBuilder, nos Estados Unidos, 3 a cada 4 empregadores disseram que duas ou mais horas por dia são perdidas na produtividade, porque os funcionários são distraídos. Ao procurar um culpado, mais da metade dos empregadores (55%) dizem que os telefones celulares dos trabalhadores e mensagens de texto são os grandes responsáveis. 

Mais de 8 em cada 10 trabalhadores (83%) têm smartphones, e 82% dessas pessoas utilizam no trabalho. E, enquanto, apenas 10% das pessoas com smartphones admitiram que o uso está diminuindo a sua produtividade no trabalho, 66% disseram que usam (pelo menos) várias vezes ao dia, enquanto trabalha.

”Ao mesmo tempo que precisamos estar conectados a dispositivos para o trabalho, também estamos a um clique de distância de distrações sedutoras de nossas vidas pessoais, como mídias sociais e outros aplicativos”, disse Rosemary Haefner, diretor de recursos humanos da CareerBuilder.

PUBLICIDADE

“O enigma conectividade não é necessariamente uma coisa ruim, mas ele precisa ser gerenciado. Ter um diálogo aberto com os empregados sobre distrações tecnológicas, reconhecer sua existência e discutir desafios e soluções para manter a produtividade alta é fundamental”, complementa.

É bom lembrar que, não apenas os smartphones são responsáveis pela queda de produtividade, outros tópicos tais como fofocas no trabalho e notícias online também parecem na pesquisa.

Principais vilões para a produtividade 
 Obstáculos Pessoas que mencionaram  
Celulares e mensagens de texto55%
Internet41%
Fofoca 39%
Mídias sociais 37%
Bate-papo com colegas27%
Intervalos para fumar ou comer27%
E-mails26%
Reuniões24%
Barulho de colegas20%
Trabalhar em um espaço pequeno9%