Casa e trabalho: dicas para mulheres conseguirem gerenciar o tempo

Para mulher que almeja sucesso na carreira e quer se dedicar em casa, o melhor é ter disciplina e pedir ajuda

SÃO PAULO – A administração do tempo se torna, cada vez mais, um grande dilema na vida da mulher, que além de ser mãe e esposa, almeja o sucesso profissional. Satisfazer às expectativas no trabalho e ainda se dedicar profundamente em casa pode ser um grande problema para algumas.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, na próxima quinta-feira (08), é preciso refletir sobre o gerenciamento da vida profissional e pessoal, que elas conseguem realizar graças ao dinamismo e força de vontade.

Como gerenciar o tempo?

De acordo com Vivan Maerker Faria, diretora da consultoria SEC Talentos Humanos, a mulher precisa saber tirar proveito dos menores momentos do dia, para que ele seja rentável e todas as atividades sejam cumpridas.

PUBLICIDADE

Isso significa que elas precisam saber utilizar o tempo inútil. Descanse enquanto espera os filhos saírem da escola, faça lisa de compras enquanto está na sala de espera do dentista, estude no cabeleireiro. Estas ações são mínimas, mas podem fazer a diferença.

Tenha Disciplina

Sem organização e disciplina, é impossível que seu tempo renda. Quando acordar ou, até mesmo, antes de dormir, pense em seus objetivos para o próximo dia e liste-os mentalmente. Depois disso, tente organizar tudo em mente. Para as mais esquecidas, vale até escrever um itinerário.

Mas não adianta nada escrever e organizar o dia, sem cumprir o que escreveu. A mulher deve ser disciplinada. Além disso, ela deve ser objetiva sobre o que necessita: a indecisão ocupa um grande espaço de tempo em seu dia.

Peça ajuda

A mulher que tem mais tempo disponível para realizar suas atividades não é a menos ocupada, mas aquela que conta com a ajuda de outras pessoas. “Saiba pedir ajuda. A vida é corrida para todo mundo, mas não precisa ser pesada”, disse Vivian.

Ela ainda orientou que as mulheres devem dividir as atividades que não dependem apenas dela, mas relevar se não for feita exatamente da maneira que faria. Com isso, existirá mais tempo disponível para se dedicar ao trabalho ou à família.

Desperdice tempo com você

Uma unha não feita, o cabelo para cortar há meses e noites mal dormidas. A mulher precisa se cuidar para se sentir renovada. Tenha um tempo para você mesma, para se divertir ou relaxar.

Quando não se gasta tempo com algo que realmente goste e que tenha total prazer, a mulher acaba por se sentir a todo o momento cansada. Com isso, nem o trabalho em casa nem o realizado no escritório renderá.