Cartão de Trabalho: sistema oferece procura gratuita de vaga de emprego em SP

Com o cartão, o desempregado poderá acessar terminais de consulta, que mostrarão vagas disponíveis para o perfil

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O trabalhador que está à procura de emprego pode contar agora com o serviço disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal do Trabalho (SMTrab), o Cartão de Trabalho.

Para receber o cartão magnético em casa, o trabalhador deverá se dirigir a um dos Centros de Apoio ao Trabalho para se cadastrar, sem nenhum custo. A data de início do cadastramento será divulgada pela SMTrab.

Funcionamento

Com o cartão, o desempregado poderá acessar terminais de consulta, que mostrarão vagas disponíveis para o perfil. Os terminais serão instalados nos Centro de Apoio ao Trabalho, postos de atendimento das subprefeituras e nos Telecentros.

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Geraldo Vinholi, o novo serviço permitirá que um número muito maior de pessoas tenha acesso às vagas oferecidas nos centros da Prefeitura. Atualmente, as seis unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) atendem cerca de cinco mil trabalhadores por dia.

“Os dados serão de grande importância para o estabelecimento de políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho, bem como para a definição da lista de cursos de capacitação ou reciclagem profissional nas unidades da Prefeitura”, explica o secretário.

Oportunidades

O CAT, da Secretaria Municipal do Trabalho, completou dois anos de funcionamento. Durante este período, 65.511 mil trabalhadores conseguiram uma colocação no mercado de trabalho e 128.872 trabalhadores habilitaram o seguro-desemprego.