Carta de apresentação não deve resumir dados do profissional

No Brasil é normal os candidatos não elaborarem o documento. Entretanto, quem faz se destaca, pois é um diferencial

SÃO PAULO – A carta de apresentação ainda causa muitas dúvidas entre os profissionais. Quem acredita que este documento deve resumir os dados profissionais está enganado. O presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri, explica que a carta visa orientar o recrutador.

“Se bem feita e alinhada com o objetivo profissional e o currículo, ela serve como um “teaser”, ou rápido aquecimento, despertando o interesse do selecionador. Ela não deve ser um minicurrículo, mas um complemento do currículo”, diz.

Ele acrescenta ainda que, no Brasil, é normal os candidatos não elaborarem uma carta de apresentação. Entretanto, quem faz se destaca, porque a ferramenta é considerada um diferencial.

PUBLICIDADE

O que escrever
O especialista afirma que na carta de apresentação o profissional deve destacar seus objetivos, alguns de seus valores, qualidades, interesses e motivação. Vale ainda expor alguns de seus pontos fortes como candidato.

Todas estas informações devem ser escritas de maneira sucinta e coerente. Além disso, os profissionais têm de redobrar a atenção para não cometer erros de ortografia, o que pode eliminá-lo do processo seletivo. 

Em relação ao objetivo da carta de apresentação, Abrileri explica que ela serve para convidar o recrutador a ler o currículo, ao mesmo tempo que informa um pouco mais sobre o profissional. “Este é o objetivo principal dela”, afirma.

Modelo de carta
Para facilitar, a Curriculum elaborou um modelo de carta de apresentação. Confira abaixo:

Olá, tudo bem?

Tenho mais de 10 anos de experiência profissional desenvolvidos em empresas como Empresa 1 e Empresa 2. Acredito que tenho bons resultados a oferecer para as organizações onde poderei atuar na gerência ou supervisão de equipes na área industrial.

Dentre as principais características que as pessoas com quem trabalho costumam atribuir à minha atuação, destaco a perseverança na busca por resultados financeiros cada vez melhores para as organizações onde atuo, além de ser geralmente considerado uma pessoa com ótima habilidade de relacionamento interpessoal por colegas e liderados.

Convido a todos para ler meu currículo e conhecer mais sobre minhas realizações profissionais.

Desde já me coloco à disposição.

Assinatura