Carreiras: quais qualidades fazem diferença no mercado de trabalho?

Funcionário que quer ter sucesso deve ter mais que informação. É preciso saber competir e produzir com qualidade

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em meio a tanta concorrência no mercado de trabalho, os profissionais acabam por estudar cada vez mais em busca de conhecimento. Entretanto, não é somente informação o fator mais idolatrado em um funcionário.

Apesar de ser um ponto forte, e isso não podemos negar, existem outras qualidades que fazem diferença na hora da contratação de um funcionário e para que ele tenha sucesso no emprego que conquistar.

Competitividade

Os funcionários devem saber que o mundo corporativo se baseia na competitividade, até mesmo dentro das próprias empresas. Muitas vezes são formadas equipes, que devem buscar resultados e lançar novos projetos.

Aprenda a investir na bolsa

Neste ponto as empresas analisam bastante os funcionários, principalmente porque o trabalho costuma ser exercido sob pressão, já que pretendem identificar sua personalidade e pontos positivos e negativos.

Diante disso, você deve se perguntar se sabe competir. Isso não significa “puxar o tapete” nem jogar baixo para alcançar seus objetivos, pontos muito negativos e que podem significar desvio de caráter. A qualidade em alta aqui é a competitividade limpa e a capacidade de trabalho sobre pressão.

Produtividade

Tanto conhecimento não vale de nada caso você não saiba colocá-los no papel e conseguir resultados. O importante para a empresa não é saber que você tem cursos de pós-graduação, morou no exterior ou realizou outras especializações, mas sim saber quanto você pode produzir.

A capacidade empreendedora, ou seja, de inventar e renovar também é bem vista. As empresas buscam pessoas que saibam planejar, organizar e, mesmo que sejam subordinados, tenham capacidade para liderar, o que poderá acontecer no caso de uma promoção.

É preciso pensar que a produtividade deve vir acompanhada de qualidade. Afinal, de nada adianta realizar dez projetos, sendo que em nenhum deles você seria capaz de lhe dar nota 10.