Carreiras: mercado procura novo perfil de comunicador

Processos de inovações tecnológicas corroboraram para a manutenção desse profissional que, resultante desses eventos, precisa ampliar suas competências

Publicidade

SÃO PAULO – As novas plataformas de comunicação, entende-se aí os dispositivos móveis, as mídias sociais e a interação de empresas e consumidor, revelaram espaços que os comunicadores devem preencher.

São necessidades como essas que apontam para um novo rumo de perfil do comunicador no mercado, especialmente se for tomada como base a vasta extensão de trabalhos que podem ser realizados.

Para a professora da Universidade de São Paulo e do Curso de Especialização Gestão da Comunicação da ECA/USP, Roseli Figaro, atualmente a comunicação vive um “borrar de áreas”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Desse ponto de vista, a comunicação é fundamental para todo e qualquer profissional, o que implica pensar na comunicação como processo de organização social, capaz de identificar conflitos e fazer propostas para que os envolvidos possam resolvê-los”, afirma a especialista.

Segundo ela, existem atualmente no setor discussões sobre a real necessidade de um novo profissional na área de comunicação, tanto no campo acadêmico como no campo prático.

Mudanças
Fato é que os processos de inovações tecnológicas corroboraram para a crescente dúvida da manutenção desse profissional que, resultante desses eventos, precisa ampliar suas competências.

Continua depois da publicidade

Atuar em diferentes instituições sociais, tenham elas caráter de empresas privadas, setor público, não-governamental, de negócios ou de agência cultural e social, requer do comunicador formação especializada em processos de comunicação.

De acordo com a especialista, um bom exemplo é o crescimento pela demanda de profissionais que tenham um perfil de gestor social da comunicação.

“Para tanto este profissional deve estar sensível às demandas de sua função e buscar renovar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades. O gestor de comunicação deve ser capaz de articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela que a sofisticação da tecnologia permite”, finaliza Roseli.