Carreiras e tecnologia: veja as principais gafes que podem ocorrer nesta relação

Não ficar de olho na reputação e não saber como tratar os contatos são algumas das principais gafes, dizem especialistas

SÃO PAULO – Que a tecnologia entrou definitivamente na vida das pessoas, é fato. O problema é que como esta inserção é algo relativamente novo, as pessoas ainda estão aprendendo o que é certo e errado quando se trata do assunto.

No que diz respeito à relação da tecnologia com o mundo profissional, especialistas da Robert Half International dão algumas dicas:

  • Fique de olho na reputação: já é sabido por todos que o que se posta na web fica para sempre. Portanto, é preciso bom senso na hora de escolher o que irá colocar na rede, pois é preciso cuidar da reputação. Assim, pense duas vezes antes de postar algo ou publicar uma foto mais ousada, por exemplo;
  • Não deixe espaços em branco: atualmente, a maior parte das empresas recorrem às redes sociais para pesquisar sobre possíveis novos funcionários. Portanto, se escolheu fazer parte de uma rede, sobretudo o Linkedin – que é focada nas relações profissionais – não deixe informações incompletas e aproveite ao máximo para mostrar o seu potencial, o que você procura em um emprego, e sua evolução na carreira até o momento;
  • Contatos: o contato que você mantém nas redes são cada vez mais importantes na busca por uma nova oportunidade. Portanto, seja cuidadoso e procure não fazer vários pedidos às pessoas, por exemplo. Além disso, procure retribuir favores.

Outras situações
Os especialistas da Robert Half International lembram ainda que é preciso atenção ao utilizar a tecnologia em outras situações envolvendo o mundo do trabalho.

PUBLICIDADE

Ao responder e-mails, por exemplo, lembre-se de revisá-lo e evitar erros, abreviações e gírias, pois, apesar de se tratar de uma comunicação mais informal, algumas regras devem ser respeitadas.

Além disso, ao participar de uma entrevista ou reunião, lembre-se de desligar o celular, evitando, assim, passar uma imagem negativa ao interlocutor.

Por fim, ao utilizar a internet para a realização de reuniões, por exemplo, verifique se todos os aparelhos estão funcionando bem e evite situações desagradáveis.