Carreira: você diz sim e não no momento adequado?

Para evitar confusões ou por pensar que há tempo para reverter situação, pessoas dizem não e sim em momentos incorretos. Você faz isso?

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Por mais que pareça absurdo, muitos profissionais se enrolam no momento de afirmar ou negar algo diante da correria da jornada de trabalho. Por isso, quem tem a habilidade de dar a resposta certa no momento certo sai na frente, já que a atitude influencia os relacionamentos no ambiente de trabalho. Mas, como identificar o problema?

Posicionamento incorreto

As pessoas podem se posicionar de maneira errada em diversas situações. A primeira delas acontece quando, para não arranjar problemas, o profissional nega ou afirma algo na intenção de livrar rapidamente de um momento constrangedor, entrando, às vezes, em contradição.

A resposta errada pode ser reflexo, ainda, da certeza de poder reverter o quadro posteriormente. Outra hipótese é de que a pessoa tenha medo de entrar em confronto de opiniões.

Você tem objetivos?

Aprenda a investir na bolsa

Evitar dizer o sim ou não em momento impróprio depende dos própositos de cada pessoa. Você, sem saber o que responder ao seu chefe, já afirmou que assumiria algum cargo ou atividade, sem ao menos pensar as consequências disso para sua vida profissional?

Se a resposta for positiva, saiba que você pode não ter essa virtude de negar ou afirmar no momento adequado. E o pior, ainda não sabe por que está em seu emprego e ocupando aquele cargo, o que é bem mais sério. Por isso, pare e pense.

Sabe expor opiniões?

A pessoa que fala sim ou não de maneira adequada sabe expor suas opiniões. Você já deixou passar uma questão, numa conversa no ambiente de trabalho, por que achava que era muito polêmica e, ao ser perguntado se concordava, disse que sim para agradar o grupo?

Essa é a pior forma de usar sua resposta. Isso porque pode ser descoberto futuramente que você não concordava com aquela opinião, o que o deixará marcado como mentiroso ou então sua palavra não terá mais tanta validade.

Se o sim saiu por causa de dúvidas, a melhor dica é: quando não souber mesmo a resposta exata de algo, simplesmente limite-se a isso, ou então poderá se complicar.