Carreira: veja como aproveitar contatos virtuais

Preze a qualidade e não a quantidade de contatos e seja sempre educado e sério. Lembre-se sempre: bons contatos abrem portas!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Contatos são importantes na vida profissional. Eles lhe ajudam a conseguir uma nova vaga ou fazem indicação para um novo projeto. Mas tudo isso pode ser diferente se o contato for feito de maneira errada.

A situação se torna mais complicada ainda se levada em consideração a internet. É claro que ela surgiu com o intuito de facilitar a vida das pessoas, mas os contatos feitos pela rede mundial de relacionamento devem ter cuidado redobrado. Para que isto aconteça e você consiga aproveitar seu networking virtual, veja algumas dicas relevantes.

Preze a qualidade

De nada adianta possuir diversos contatos sendo que nenhum deles é capaz de lhe oferecer o que precisa. Mais importante do que a quantidade, é a qualidade. Isso não significa ser rude ou excluir as pessoas que não podem te ajudar, mas partir para o que você realmente precisa.

Aprenda a investir na bolsa

Mostre-se prestativo a qualquer custo. Por mais que uma pessoa possa não lhe ser útil em determinado momento, você pode precisar dela depois. Conheça bastante gente, mas com senso crítico. Peça informações sobre ela e nada de fornecer dados pessoais, principalmente pela internet, cenário para muitas fraudes.

Como adicionar pessoas?

Se for você o interessado por um novo contato, apresente-se com um resumo de seu currículo e identificação. Se possível, mostre algum trabalho realizado ou algum artigo que escreveu a pouco tempo. Depois disso, espere a resposta.

Quando for adicionado, pergunte sobre a pessoa: quem é e o que faz. Aceite se o interessar. Caso sinta que a pessoa não tem nada em comum com você, e se está desconfiado de fraude, vale rejeitá-la.

Seriedade

Apresente-se com seriedade em qualquer fórum de discussão ou por meio de imagens. Nada de disponibilizar fotos na praia ou em ambientes muito informais. Tudo isso faz com que seus contatos mais sérios se espantem.

A linguagem deve sempre ser formal, mas com palavras coloquiais. Cuidado com o que quer dizer, sempre releia, já que quando não ditas, as frases podem tomar sentidos diferentes.

Abre portas

Quando se relacionar com alguém, mesmo que seja pela internet, lembre-se sempre de que estará se relacionando com muitas outras pessoas. Isso quer dizer que se a conversa e o contato for positivo, esta pessoa somente abrirá portas. Caso contrário, ela poderá se tornar um empecilho.

PUBLICIDADE

Os contatos virtuais devem ser feitos com clareza e, sempre que puder, mande um recado para as pessoas, seja por meio de e-mail ou comunidades virtuais.