Carreira: “seu valor é sua utilidade”, garante consultor

"Se as pessoas não são capazes de agregar valor aos negócios, estão preparando o terreno para a própria execução", diz Gutemberg de Macedo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – No mercado de trabalho, o seu valor é a sua utilidade. O que você faz é o que realmente interessa para a liderança, garante o consultor Gutemberg B. de Macedo. O problema é que muitos profissionais ainda não se deram conta disso!

“Se as pessoas não são capazes de agregar e adicionar valor aos negócios, todos os dias, estão preparando o terreno para a própria execução. Se você é ambicioso e aspira conquistar postos mais elevados e com mais responsabilidades, precisa convencer o seu chefe sobre sua real utilidade, para ele e para a organização”, afirma.

“Peso morto”

Conforme afirmou o especialista, nenhuma empresa é obrigada a carregar o que ele chama de “peso morto”, que é aquele profissional com mentalidade arcaica, apavorado, que se arrasta todos os dias para o trabalho e incapaz de interagir de maneira positiva e construtiva com os colegas.

Aprenda a investir na bolsa

Este tipo de profissional ainda é inábil quando exposto a seus clientes, fornecedores e credores, nunca é capaz de apresentar solução para os problemas de sua área, é um “poço de problemas”, medroso e avesso a riscos e, além disso, é incapaz de definir com clareza seus pontos fortes. Desta maneira, quem consegue avaliar seu valor?

Para convencer o líder de seu valor, o profissional deve tomar as seguintes atitudes, segundo o consultor:

  • Tornar-se um aliado estratégico do chefe
  • Ser verdadeiro e autêntico no seu relacionamento com o líder
  • Ajudar o líder a crescer na organização, o que também ajudará a si mesmo a conquistar cargos mais altos
  • Nunca partilhar os segredos dos superiores
  • Respeitar os superiores
  • Jamais contrariar as decisões tomadas pelo chefe. “Você tem todo o direito de escolher a melhor maneira de executá-las, mas não tem o direito de modificá-las. Se o fizer, poderá pagar altíssimo preço”.