Carreira: “seu valor é sua utilidade”, garante consultor

"Se as pessoas não são capazes de agregar valor aos negócios, estão preparando o terreno para a própria execução", diz Gutemberg de Macedo

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – No mercado de trabalho, o seu valor é a sua utilidade. O que você faz é o que realmente interessa para a liderança, garante o consultor Gutemberg B. de Macedo. O problema é que muitos profissionais ainda não se deram conta disso!

“Se as pessoas não são capazes de agregar e adicionar valor aos negócios, todos os dias, estão preparando o terreno para a própria execução. Se você é ambicioso e aspira conquistar postos mais elevados e com mais responsabilidades, precisa convencer o seu chefe sobre sua real utilidade, para ele e para a organização”, afirma.

“Peso morto”

Conforme afirmou o especialista, nenhuma empresa é obrigada a carregar o que ele chama de “peso morto”, que é aquele profissional com mentalidade arcaica, apavorado, que se arrasta todos os dias para o trabalho e incapaz de interagir de maneira positiva e construtiva com os colegas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Este tipo de profissional ainda é inábil quando exposto a seus clientes, fornecedores e credores, nunca é capaz de apresentar solução para os problemas de sua área, é um “poço de problemas”, medroso e avesso a riscos e, além disso, é incapaz de definir com clareza seus pontos fortes. Desta maneira, quem consegue avaliar seu valor?

Para convencer o líder de seu valor, o profissional deve tomar as seguintes atitudes, segundo o consultor: