Carreira: planos de previdência são oferecidos para atrair e reter talentos

Globalização faz com que empresas necessitem se tornar competitivas e atraentes aos melhores profissionais

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÄO PAULO – Os planos de previdência complementar empresariais estão recebendo mais visibilidade mundial, de acordo com o líder global da Mercer, Bruce Rugby. Um motivo para isso é a forte globalização, que faz com que as empresas necessitem se tornar competitivas e atraentes aos melhores profissionais do mercado.

“Os planos de previdência estão sendo usados para atrair e reter talentos”, disse Rugby, reforçando também o cenário mundial de falta de profissionais qualificados para ocupar as vagas de emprego abertas pelas empresas. “Faltam engenheiros em todo o mundo”, exemplificou.

Rugby falou durante o Seminário Mercer de Previdência, evento que reuniu profissionais da área para discussão sobre tendências.

Continua depois da publicidade

Necessidade da previdência

De acordo com ele, no passado, um funcionário esperava ficar a vida toda em uma empresa. Hoje, porém, ele passa por diversas experiências, o que torna mais difícil o planejamento da aposentadoria, tanto para os mais jovens quanto para as pessoas de mais idade.

Mesmo assim, faz-se necessário o planejamento da aposentadoria, já que não dá para contar com a previdência social. “Existem, hoje, três vezes mais aposentados do que trabalhadores ativos, em alguns países do mundo”, afirmou.

“Se pensarmos na previdência social, teremos menos contribuintes, mas pagando o triplo, para conseguir arcar com o financiamento da aposentadoria. Além disso, estamos tendo menos filhos. Aumenta a expectativa de vida e diminui a força de trabalho”, completou.

Continua depois da publicidade

Sobre a esperança de vida, ele deu o exemplo do Japão, onde uma menina que nasce hoje tem expectativa de viver 95 anos. “Pense que implicações isso terá quanto ao tempo de carreira e de aposentada. As pessoas estão vivendo mais e precisam ter uma grande quantia, administrada bem”. E é esse o diferencial que a empresa oferece para reter os talentos.

Oferta

Pesquisa realizada pelo Hay Group, com 113 empresas, mostrou que 93% delas oferecem planos de previdência privada para os funcionários do topo da pirâmide hierárquica.

Como funcionário, o profissional pode se beneficiar do relacionamento com a empresa para o planejamento da aposentadoria. Isso acontece quando a própria empresa negocia um plano de previdência para os empregados. Elas acabam por reduzir a taxa de administração – cobrada pelos bancos -, devido à grande demanda de planos que serão abertos, e podem até zerar a taxa de carregamento – incidente em casa depósito.