Carreira: pessoas “bonitas” garantem maior sucesso no mercado de trabalho

Estudo mostra que uma boa aparência pode ser determinante para um salário até 10% maior; setor de beleza cresce a cada ano

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você sabia que um profissional considerado esteticamente bonito pode obter um salário maior do que seu colega mais “feinho”? A constatação é do estudo “O impacto socioeconômico da Beleza – 1995 a 2004”, realizado por professores da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, sob coordenação de Ruth Helena Dweck, sob encomenda da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Além da discriminação por sexo e raça, os rendimentos e salários das pessoas também estão atrelados ao fator beleza. Pessoas bem cuidadas, por exemplo, chegam a ganhar 10% mais.

Setor de beleza e estética cresce

E a visão de que basta um banho de loja para se tornar uma pessoa bela, resultou no notável crescimento do setor de estética e higiene pessoal ao longo dos últimos anos, no Brasil e no mundo, refletindo no aquecimento das atividades do setor de beleza e na indústria como um todo.

Aprenda a investir na bolsa

Não importa a classe social, a mulher reserva parte de sua renda para a compra de produtos que irão melhorar a aparência. Tanto que o setor de higiene pessoal, segundo o estudo, movimenta mais que o dobro do setor de cosméticos, pois vende para as classes C e D. Por sua vez, as empresas, cada vez mais, enxergam este movimento como grande oportunidade de negócio e investem na diversificação de produtos cosméticos.

Outro fator que influencia, de forma significativa, o crescimento do setor, diz respeito à longevidade da população. Quanto maior a expectativa de vida, maior a preocupação com o envelhecimento. Segundo a autora, no Brasil, os produtos mais vendidos são os destinados ao tingimento dos cabelos, por exemplo.

E você?

Qual a sua opinião em relação à sua aparência? É claro que beleza é algo muito relativo, afinal, há gosto para tudo, como já diz o velho ditado. Entretanto, o que deve levar em conta é o cuidado com o seu visual.

Use roupas condizentes com o ambiente de trabalho, mantenha a higiene em ordem, um perfume agradável, um corte de cabelo em dia, enfim, sinta-se mais bonito (a). A tarefa, para ser cumprida, vai requerer apenas alguma mudança de hábito.