Carreira: observe o seu grau de comprometimento no trabalho

Empresas procuram profissionais envolvidos em suas tarefas e prontos para o desafio. Você se enquadra nestas condições?

SÃO PAULO – Muito mais do que currículos que comprovem a larga experiência profissional, as empresas têm buscado a contratação de pessoas comprometidas com seu trabalho e com suas responsabilidades.

Independente do porte da corporação, a expectativa é formar uma equipe eficiente que esteja realmente envolvida com a política da empresa, suas metas e resultados. Desta forma, a visão do funcionário que simplesmente “cumpre” com suas obrigações está fora de propósito. Hoje a busca é por profissionais que provem mesmo a que vieram e vejam nos desafios novas oportunidades de crescimento. Será que você faz parte deste time?

Análise do perfil

É muito difícil para a empresa selecionar alguém já com este perfil. Isso porque, durante a entrevista, todos se mostram interessados pela vaga e apaixonados pela área de atuação. A alternativa, neste caso, é que o funcionário seja mesmo observado durante certo tempo. Por isso, se você tem se sentido assim em seu emprego, console-se. A finalidade é conhecê-lo melhor, verificando até que ponto está envolvido com a empresa.

PUBLICIDADE

Caso esteja em busca de sua ascensão profissional, observe atentamente a sua maneira de encarar
o trabalho: Você faz mesmo o que gosta? Sente afinidade pela empresa onde atua? Isto significa acreditar em sua filosofia, em seu plano de trabalho e política interna.

Lembre-se que você passa maior parte do seu tempo dentro da empresa. Neste caso, por mais que procure “simular” uma situação, não poderá sustentá-la por muito tempo. É necessário, para um bom resultado, uma convergência de idéias e objetivos. Caso contrário, tudo ficará muito mais difícil.

Ética: quais são seus limites?

Outro ponto de observação: o que significa ética para você? Este tem sido um aspecto bastante valorizado no meio corporativo. Afinal, como contratar ou promover alguém, se não há confiança?

A competição no mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais acirrada. Se você sente isso como profissional, saiba que o mesmo acontece com as empresas: todas procuram um lugar ao sol. Por este motivo, trabalham com alternativas de aumentar sua receita, reduzir suas despesas e criar diferenciais em seus produtos e serviços. Por este motivo, sua equipe, além de qualificada, precisa ser eficiente e confiável. Aí entra a ética.

Neste aspecto, se está à procura de uma nova colocação, esteja bastante atento a alguns aspectos que lhe “incriminam” durante uma entrevista. Jamais pense em fazer algum comentário maledicente, mesmo em tom de desabafo, sobre seu emprego atual ou anterior. Esta postura desconta vários pontos de seu conceito final.

Trabalho em equipe

Em seu emprego, preze o trabalho em grupo, respeitando opiniões e buscando a excelência dos resultados. Você terá ainda melhor reconhecimento se, além do seu bom desempenho, conseguir motivar a equipe que trabalha ao seu lado.

O importante é que você se mostre sempre disposto ao trabalho. Isso não significa bajular ou fazer média: trata-se apenas de se sentir verdadeiramente motivado pelo que faz. Se algo não anda bem neste aspecto, talvez seja a hora de pensar melhor a respeito. Afinal, vale o questionamento: o que pode ser melhorado?