Carreira: o trabalho não agrada? Veja como mudar e não errar de novo!

Profissional deve assumir o mais rápido possível para ter mais tempo para procurar o que lhe agrada; comece lendo bastante!

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Mudar de carreira, mesmo para quem ainda está no início, é uma tarefa árdua. Mas, se você pensa que está no caminho errado, é hora de começar a explorar áreas que possam lhe interessar.

É difícil assumir que o que aprendeu, e gastou, na faculdade poderá não valer de nada na vida profissional. No entanto, saiba que, quanto mais cedo você perceber que errou na escolha, mais tempo terá para procurar o que realmente lhe agrada. Você sabe como fazer isso, mas sem correr riscos novamente?

O que lhe interessa?

Leia publicações direcionadas às suas áreas de interesse. Elas podem lhe dar dicas. Outro meio é partir do que gosta, afinal, até mesmo um lazer pode se transformar em trabalho.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia blogs e utilize a internet, grandes fontes de pesquisa para que você saiba quais as profissões que não são tão divulgadas, mas que podem ser o que você deseja. Medicina, direito e enfermagem são áreas muito conhecidas, mas você sabe o que faz um gestor ambiental?

Depois da escolha, parta para o prática

Você procurou, informou-se bastante e escolheu a área em que pretende atuar. O próximo passo será se filiar a alguma associação profissional. Estas entidades costumam organizar eventos e palestras, o que pode ser um bom jeito de fazer contatos.

Uma vez que você já sabe do que se trata a profissão, ligue para alguém que trabalhe na área para lhe dar alguns conselhos. Pergunte qual o perfil da pessoa que tem sucesso no tipo de cargo e quais as coisas relacionadas ao emprego que muitas pessoas não sabem.

Continua depois da publicidade

Se for possível, utilize seu tempo livre para realizar trabalhos voluntários em alguma empresa do setor. Este tipo de atitude pode fazer com que sua credibilidade aumente e você tenha mais contato na área.

Formação

Se precisar de mais conhecimento para atuar neste campo, nunca dispense a faculdade e cursos que fez; sempre use isso como diferencial. Em vez disso, procure uma especialização que lhe dê subsídios para atuar ou pense em realizar cursos e participar de eventos.