Carreira: o que mais importa para cada geração de profissionais?

Pesquisa revela que jovens da geração Y, por exemplo, consideram importante o estímulo ao autodesenvolvimento

SÃO PAULO – Atualmente, é comum encontrarmos nas empresas profissionais de diferentes gerações, sendo que os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), a geração X (nascidos a partir da segunda metade da década de sessenta até o fim dos anos setenta) e a geração Y (nascidos entre os anos oitenta e meados da década de noventa) são os mais recorrentes.

Diante disso e, por conta da necessidade das empresas de reter profissionais, um levantamento feito pelo Hay Group revela o que é mais importante para cada geração.

O que retém?
De modo geral, liderança e clima organizacional impactam todos os profissionais, independentemente da geração. Ao considerar cada grupo, entretanto, é possível observar valores distintos.

PUBLICIDADE

Os jovens da geração Y, por exemplo, consideram importante que a empresa estimule o autodesenvolvimento, tenham gestão de desempenho efetiva e ofereçam oportunidades para o alcance dos objetivos de carreira.

A geração X, por sua vez, quer uma empresa que tenha credibilidade (interna e externa), ofereça oportunidades internas e tenha administração eficiente.

Por fim, para os chamados baby boomers, é importante a imagem de confiabilidade e credibilidade interna, confiança na liderança e reconhecimento do bom trabalho.

Incômodo

Além dos pontos mais valorizados, o Hay Group observou também o que mais incomoda cada geração, conforme é possível observar na tabela a seguir:

O que mais incomoda?
Baby BoomersGeração XGeração Y
Falta de liberdade de expressão e medo de retaliaçãoFalta de perspectiva de carreiraPercepção de salário inadequado (em relação a função exercida e ao mercado)
Falta de cuidado com o bem estarPercepção de salário inadequado (em relação à função exercida – equidade interna)Falta de confiança na liderança
Falta de feedback e acompanhamentoFalta de feedback e acompanhamentoFalta de estímulo às ideias e sugestões