Carreira: notas ruins não são sinal de que aluno será mau profissional

Mas quem vai bem na faculdade costuma ter habilidades como planejamento e disciplina, exigidas no mercado de trabalho

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você entrou na faculdade, mas não está indo bem nas matérias? Não precisa desanimar. Isso porque tirar notas baixas na faculdade não significa necessariamente que o universitário será um mal profissional.

No entanto, de acordo com o diretor do Grupo Catho, Constantino Cavalheiro, apesar do aluno que vai mal não estar necessariamente fadado ao fracasso, quem vai bem na faculdade sai na frente não apenas em relação ao conhecimento adquirido e a possibilidade de utilizá-lo em sua vida profissional, mas também pelo fato de desenvolver comportamentos e atitudes adequados ao mercado de trabalho.

“As pessoas que se dedicam mais na faculdade, buscando boas notas, geralmente desenvolvem habilidades exigidas nas empresas, como organização, planejamento, espírito de equipe e disciplina, podendo se dar melhor no mercado de trabalho”, disse.

Empresas não checam histórico

Aprenda a investir na bolsa

Ainda segundo Constantino, as empresas não costumam verificar o histórico escolar, por isso tirar notas ruins não significa necessariamente que a pessoa terá menos chances de ingresso no mercado de trabalho. No entanto, a falta de conhecimento poderá prejudicá-lo na execução das tarefas e no cumprimento dos desafios propostos. Por isso, acredita que o aluno deve se dedicar ao máximo aos seus estudos, aproveitando o período da faculdade realmente para aprender.

O critério de seleção que algumas empresas costumam utilizar, de acordo com ele, é a universidade onde o candidato realizou sua graduação. “Algumas empresas costumam avaliar mais a instituição onde o aluno estudou e não as notas que tirou, dando preferência a alunos formados em determinadas faculdades”, afirmou.

O diretor ainda explicou que, ao não conseguir um bom desempenho na faculdade, o profissional pode tentar recuperar o tempo perdido, aprofundando seu conhecimento em alguma área específica, realizando cursos e acumulando experiências ao longo do seu trabalho.

Busque conhecimento

Quem não vai bem na faculdade e sente falta de conhecimento que será importante para realização de qualquer trabalho, deve correr atrás dessa lacuna de informação. “Hoje em dia, o aluno pode se inscrever em diversos cursos à distância ou treinamentos”, afirmou.