Carreira no exterior? Procure o Salão do Estudante

Estudantes terão a opção de escolher cursos que vão de high school até MBA, graduação, mestrado, doutorado, especialização, idiomas e estágio

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O sonho de desenvolver ou aprimorar a carreira no exterior pode estar mais fácil e, principalmente, mais próximo do que costuma parecer.

Começa neste domingo (13) a 16ª edição do Salão do Estudante, evento que passará por Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, até o dia 25 de fevereiro.

Durante o evento, os estudantes terão a opção de escolher entre diversos cursos, que vão de high school até MBA (Master Business Administration), graduação, mestrado, doutorado, especialização, cursos de idioma, cursos de férias e verão, estágios e cursos profissionalizantes.

Aprenda a investir na bolsa

Mais de 21 países, entre Canadá, Espanha, EUA, Austrália, Inglaterra, Irlanda e Itália, serão representados pelas cerca de 200 instituições de ensino presentes no salão.

As agências de intercâmbio também marcam presença para esclarecer dúvidas dos estudantes sobre custos de viagem, visto, opções de hospedagem e seguro-saúde no exterior.

“Diversas universidades e escolas de idiomas de todo o mundo estarão presentes no salão. A ideia é facilitar a vida do estudante que procura um curso no exterior”, afirma o coordenador de Marketing do Salão do Estudante, Leandro Reis.

Variedades
A principal dica para quem visita o Salão do Estudante é trazer consigo o próprio currículo, para que os diretores e representantes possam analisar as informações acadêmicas e indicar o programa mais apropriado.

Fora isso, nesta edição, o visitante pode aprofundar o seu networking com representantes de instituições prestigiadas lá fora. É o caso da NY Film Academy, escola de cinema que forma diretores, atores e roteristas, e a The French Culinary Institute, escola francesa de culinária.

O Salão ainda traz palestras gratuitas sobre como viver, estudar e morar nos EUA, Alemanha, Austrália, Canadá, entre outros cantos do mundo, como a Índia e a Lituânia.

PUBLICIDADE

“Um grupo de universidades da Índia e da Lituânia, que nunca participou do evento, está demonstrando forte interesse no mercado brasileiro. Essa é uma ótima oportunidade para os jovens”, aponta Reis.

Demanda
De acordo com levantamento feito pela coordenação do Salão do Estudante, só no último ano mais de 193 mil brasileiros foram estudar no exterior, um aumento de 15% em relação a 2009.

Os países mais procurados para estudar são Canadá, EUA, Espanha e Austrália (conforme pesquisa realizada entre os visitantes da feira do ano passado). Em 2010, mais de 45 mil pessoas foram ao evento, que percorreu seis capitais.

“O estudante vai encontrar todas as informações que precisa em um só lugar, já que ele pode visitar cada uma das agências presentes, pesquisar preços e conhecer outros universitários”, conclui o coordenador de Marketing do evento.

Serviço
Confira abaixo o cronograma do evento: 

  • Salvador – 13 de fevereiro (domingo)
    Local: Hotel Pestana Bahia
    Endereço: Rua Fonte do Boi, 216 – Rio Vermelho
    Horário: 13h às 19h 
  • Rio de Janeiro – 15 de fevereiro (terça-feira)
    Local: Hotel Sofitel
    Endereço: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana
    Horário: 15h às 20h
  • Belo Horizonte – 17 de fevereiro (quinta-feira)
    Local: Minascentro
    Endereço: Rua Curitiba, 1264 – Centro
    Horário: 15h às 20h
  • São Paulo – 19 e 20 de fevereiro (sábado e domingo)
    Local: Centro de Eventos do Colégio São Luis
    Endereço: Rua Luis Coelho, 323 (Prox. Metrô Consolação)
    Horário: 13h às 19h
  • Curitiba – 24 de fevereiro (quinta-feira)
    Local: Estação Embratel Convention Center
    Endereço: Av. 7 de Setembro, 2775 – Rebouças
    Horário: 15h às 20h
  • Florianópolis – 25 de fevereiro (sexta-feira)
    Local: Hotel Magestic Palace
    Endereço: Av. Beira Mar Norte, 2746
    Horário: 15h às 20h