Carreira: não espere que a faculdade faça tudo por você

Sabe-se da importância de colocar em prática os conhecimentos teóricos antes de receber o tão sonhado diploma; mas como?

SÃO PAULO – Quando um estudante ingressa em um curso superior, geralmente tem uma enorme expectativa de que sua carreira dará um salto do dia para a noite. Porém, com o tempo, este aluno passa a perceber que as coisas não funcionam tão bem assim, o que acaba lhe gerando certa frustração e, em alguns casos, muito conformismo.

Faça os resultados acontecerem!

Uma das maiores constatações de quem freqüenta os bancos de uma universidade é que a parte prática é deixada “um pouco” de lado durante o curso. Ou seja: você acaba conhecendo sua área somente na teoria e, quando tenta entrar no mercado de trabalho, leva um “choque de realidade”, ou seja, nada parece com o que imaginava.

Porém, lembre-se de um aspecto que fará toda a diferença no mercado de trabalho a ser enfrentado muito em breve: sua postura. Isto significa que os resultados dependerão, e muito, da sua forma de agir. Por este motivo, é um ponto a ser treinado e desenvolvido. Tenha mais atitude! Um bom começo é olhar sua faculdade de uma outra forma.

PUBLICIDADE

É claro que se trata de um momento mais do que especial, onde você faz novas amizades no curso, tem a chance de conhecer muitas pessoas e participar de muitas festas animadíssimas. Mas tente lembrar do seu objetivo principal: em breve terá que disputar uma vaga de emprego!

A idéia é que você não espere por milagres e batalhe pelas suas necessidades. Isto vale também para quem ainda está prestando vestibular; a dica é procurar informações precisas sobre a faculdade que se pretende seguir. Ouça estudantes que freqüentam o curso, saiba quem são seus professores e se atuam na área. Isso faz toda a diferença. Verifique se existem eventos ou aulas específicas que abordem o crescimento da carreira.

Prática: dentro e fora da faculdade

Agora, caso já esteja cursando uma faculdade, e esta não lhe ofereça as informações mais práticas que você tanto deseja, tenha uma atitude mais decidida e reivindique esta vivência, aproximando-se dos professores com maior experiência em busca de orientação. Converse sobre a rotina do profissional, possíveis áreas de atuação, vantagens e desvantagens do trabalho.

Outra alternativa é organizar grupos de estudo em sua sala. Unindo-se a pessoas que pensam como você, terá mais disposição para buscar informações. Poderão, por exemplo, organizar visitas a empresas ou mesmo sugerir eventos mais específicos na faculdade, que possibilitem maior conhecimento da profissão. Já se todos se conformarem com uma realidade nada satisfatória, ficará complicado esperar algum avanço!

Pensando em seu futuro, é interessante que comece a planejar o seu ingresso no mercado de trabalho. O estágio é uma boa alternativa de aprender a colocar muitos conhecimentos teóricos em prática. Porém, antes de começar a sua busca, verifique alguns aspectos.

Quais são as suas expectativas?

Independente da sua área de atuação, você precisa traçar em sua mente qual será a sua trajetória. O que você espera da sua profissão? Dentro dela, qual o segmento que mais lhe agrada? Por onde começar: por uma empresa grande ou pequena?

São várias as perguntas e a ansiedade é enorme. Mas você poderá superar tudo isso se conseguir organizar suas idéias e estruturá-las em seu próprio benefício.

Comece hoje mesmo a traçar sua estratégia. Procure estágio, faça contatos com profissionais deste meio, leia mais sobre sua carreira. Pesquise e participe de eventos, pleiteie melhorias em sua faculdade, enfim: envolva-se neste projeto de vida que você escolheu!