Carreira: experiência profissional não deve impedir capacidade de inovação

Profissional há mais tempo no mercado deve estar atento, além de reciclar conhecimentos, a adotar postura mais dinâmica

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As orientações são muitas para quem inicia uma trajetória profissional. São dicas de como preparar o currículo, como se sair bem no primeiro emprego, como trabalhar em equipe e como manter um bom relacionamento com o chefe, por exemplo.

Entretanto, todo cuidado é pouco também para quem já está no mercado há mais tempo. O fato de estar empregado há alguns anos e ter conquistado com muito esforço o seu “lugar ao sol” não lhe oferecem qualquer garantia.

Garanta sua empregabilidade

O fato de ter anos de trabalho a mais que seus colegas, principalmente quando vivenciados numa mesma empresa, deve ser visto com cautela. Isso porque experiência profissional e capacidade de inovação nem sempre andam juntas, embora estas duas forças, quando aliadas, sejam uma ferramenta muito poderosa que pode ajudar na empregabilidade.

Aprenda a investir na bolsa

Sendo assim, é importante que você vigie sempre seus hábitos, sua postura profissional e consiga acompanhar as mudanças: na sua área de atuação, na empresa onde você trabalha e no mercado de uma maneira geral.

Atenção aos novos

A realidade brasileira de tornar as oportunidades de trabalho mais restritas aos profissionais de mais idade e experiência não deve ser encarada como uma razão para entregar os pontos e se acomodar.

Muitas empresas têm apostado na vivência de certos profissionais que, com grande capacidade de adaptação às mudanças e idéias inovadoras, somam forças com os funcionários mais jovens, dando à equipe a soma perfeita de maturidade e renovação.

Evite sentir-se seguro demais na sua situação profissional de agora e fuja sempre dos procedimentos antigos, não mais utilizados na sua área de atuação. Procure ouvir mais as pessoas que trabalham com você, sobretudo aquelas que estão na empresa há menos tempo, e que podem agregar novas idéias no ambiente de trabalho.

Lembre-se que sua carreira deve ser aprimorada a cada dia, e tenha o interesse (e preocupação) de avançar sempre: você só tem a ganhar com isso!