Carreira: exercício físico melhora rendimento

Prática aumenta fôlego e energia, o que trará mais disposição para realizar atividades; veja alternativas para quem não tem tempo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Diante de tantas atividades a serem cumpridas no trabalho, as pessoas estão cada vez menos praticando exercícios físicos.

O resultado disso já é notado na sociedade atual: 43% dos adultos do País acima do peso, de acordo com dados divulgados pela Latin Panel em seminário para divulgação do estudo Tendência do Varejo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No entanto, a falta de tempo não pode ser considerada a vilã da sua saúde física. Veja abaixo como se exercitar somente traz benefícios, inclusive profissionais.

Aumenta disposição

PUBLICIDADE

O trabalhador que reserva, nem que seja alguns minutos do dia, para o esporte ou a prática de uma atividade física, aumenta o volume sangüíneo e a oxigenação nos músculos, o que significa que esta pessoa terá mais fôlego e energia.

Com isso, você terá mais disposição para realizar seu trabalho. E, com mais vontade de realizar as atividades, elas saem em menor tempo e com mais qualidade. O exercício ajuda, indiretamente, a fazer seu trabalho render.

Quando se exercitar?

Para quem trabalha o dia inteiro pode parecer impossível encaixar os exercícios físicos na rotina diária. No entanto, basta que você tenha força de vontade e queira melhorar seu desempenho no trabalho que conseguirá se exercitar.

Uma dica é fazer no horário de almoço. Pode parecer corrido, mas, quando você chegar em casa, no fim do dia, estará descansada. Caso você tenha uma hora de almoço, por exemplo, gaste meia na esteira ou caminhando em algum parque. Mas faça isso antes de almoçar, sem deixar de se alimentar depois do exercício.

Uma alternativa é deixar o carro em casa. Se a distância não for muita e o percurso não demandar tanto tempo, vá a pé trabalhar. Coloque na bolsa somente o necessário e um tênis. Quando chegar na empresa se troque e mão na massa. Se for muito incômodo, faça isso na volta.

Os exercícios podem ser realizados em casa mesmo. Abdominais, por exemplo, não implicam ter aparelhos, somente fôlego e força de vontade.