Carreira: empresa pode ser aliada na busca por especialização

Ela pode lhe dar apoio financeiro quando decidir subir mais um degrau; para isso, procure pessoas e momento certos!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – É importante subir mais um degrau na carreira. Além de poder significar aumento salarial, uma outra fase de especialização pode lhe abrir portas para o sucesso profissional. Mas será que você tem condições financeiras para isso?

Caso a resposta seja negativa, nada de se desesperar, pois sua empresa pode ser uma aliada nesta nova fase. Isso porque muita companhias já oferecem apoio financeiro para que o profissional estude. É uma forma de investir em seus funcionários.

Enquanto algumas companhias pagam o valor total da especialização, outras concedem descontos que podem chegar à metade do preço, porque têm convênio com instituições de ensino. Para que isso aconteça, no entanto, você deve saber procurar a pessoa e o momento certo. Está preparado para isso?

Primeiro passo

Aprenda a investir na bolsa

A primeira atitude a tomar é saber com quem você deve falar para conseguir o benefício. Comece pela área de Recursos Humanos, responsável por dar este tipo de informação, que provavelmente lhe indicará a pessoa certa.

Na hora de conversar sobre o assunto, fale qual a sua intenção: fazer um MBA, seguir até o doutorado ou fazer um outra pós-graduação, por exemplo. Diga se está sentindo falta do conhecimento teórico oferecido por estes cursos.

Em algumas companhias, provas são aplicadas para que o funcionário consiga o desconto ou uma bolsa de estudos para a especialização. Se este for seu caso, peça para que tudo sobre a prova seja explicado e se prepare.

Qual o momento certo?

Se sua empresa está em crise ou se o mercado no qual ela está inserida aponta para um declínio, é melhor esperar para tomar uma decisão sobre sua especialização. Imagine começar a fazê-la porque a empresa está pagando, mas ter de parar, devido à falta de recursos da companhia.

Se você acabou de ser contratado, esqueça. É pouco provável que a companhia invista um valor tão alto como o de uma especialização em alguém que ainda não conhece profundamente. Espere até que ganhe a confiança de seu superior.

Além disso, sempre analise se este é o momento certo para você. Terá condições de cumprir com todas as obrigações de um curso? Ter tempo e disposição é essencial!

PUBLICIDADE