Carreira e tempo: líderes brasileiros são rápidos e cobram agilidade!

Por este motivo, colaboradores devem ter foco no trabalho e não se render aos "ladrões do tempo": e-mails e reuniões

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com a pesquisa “O perfil do líder brasileiro”, realizada pela empresa norte-americana de gestão estratégica de talentos Caliper, o executivo do País demonstra rapidez para atender prazos enxutos e cobra muita agilidade da equipe que coordena.

Por este motivo, para conseguir sucesso, o profissional deve saber ter foco no seu trabalho e dispensar os “ladrões do tempo”: e-mails que tiram atenção, reuniões não produtivas e conversas paralelas.

Controle da situação

Estes executivos, segundo os dados, não se sentem motivados com o excesso de controle, o que mostra que são mais voltados à ação do que ao monitoramento da equipe. A motivação é atingida a partir da diversidade e de desafios freqüentes.

Aprenda a investir na bolsa

A pesquisa ainda mostrou que os líderes podem enxergar estratégias na área em que atuam e denotam flexibilidade para adaptar seus planos às mudanças de mercado. Apreciam renovar, mas nem sempre levantam os riscos envolvidos.

Os líderes brasileiros possuem foco em resultados. Entretanto, não têm paciência para levantar a fundo dados adicionais antes da tomada de decisão.

Relacionamentos

Os líderes pesquisados, 281 profissionais ao todo, denotam empatia para se relacionar com as pessoas. Com relação à equipe, eles confiam nos integrantes, o que favorece a liberdade de expressão, mas reforça o senso de responsabilidade de cada um.

Outro ponto interessante é que são mais reservados e que não necessitam de aceitação do grupo, o que pode resultar em uma pessoa mais verdadeira e, às vezes, menos paciente em treinar e desenvolver pessoas.