Carreira: como saber se você é o profissional certo no local certo?

Para isso, de acordo com gerente de projetos, é preciso analisar a profissão escolhida e a empresa em que trabalha

SÃO PAULO – A carreira começa pela escolha da profissão e é por isso que, para saber se você é a pessoa certa no local certo, deve colocar esta questão em jogo.

De acordo com o gerente de projetos em Recursos Humanos do Grupo Soma, Celso Eduardo da Silva, existem pessoas que logo quando vão para a faculdade percebem que escolheram o caminho errado.

“Existe uma falha na educação. Somente quando a pessoa vai para a faculdade percebe que não é a profissão ideal. Antes, não existe uma mapeamento das competência do aluno, e muitos escolhem pelo que o pai fazia, por exemplo”.

Se existem muitas atividades na empresa que não gosta de realizar, assim como na faculdade, é o momento de pensar se realmente está na profissão certa.

Empresa e atividades

Sobre a empresa certa, o profissional, quando convocado para a entrevista, já deve fazer uma breve consulta: qual a política salarial da companhia e o plano de carreira para os funcionários? “O que a pessoa espera está sendo oferecido?”, indaga Silva.

“A pessoa deve ocupar um posto não pela necessidade de estar lá ou porque tem que trabalhar. Para saber se é a empresa certa, o profissional não tem que pensar no quanto vai ganhar, mas o quanto as atividades vão satisfazê-lo”, completa.

Tem que deixar a parte financeira de lado e se sentir bem. Acordar todos os dias disposto para cumprir o dever. “Aí estará no caminho certo!”

Dúvidas

Desta forma, já foram analisadas a profissão, a empresa e as atividades. Se todos esses aspectos satisfizerem o profissional, ele está no caminho certo. Mas há espaço para dúvidas? De acordo com Silva, a resposta é positiva. “A dúvida de estar perdendo alguma oportunidade sempre existe”.

O profissional irá buscar outra alternativa, porém, somente quando houver pressão excessiva e não conseguir mais lidar com ela. Talvez, neste momento, ela não seja a pessoa certa no local certo!

PUBLICIDADE