Carreira: como justificar demissão por uma viagem ao exterior?

Fale simplesmente a verdade para seu chefe, já que a mentira pode ser descoberta e queimar suas oportunidades no futuro

SÃO PAULO – Depois de passado um tempo na empresa, e com muito sucesso em seus projetos, você decidiu que realmente quer viajar para fora do país, seja para conhecer uma outra cultura ou para se especializar no exterior.

Realizado tudo para que a viagem seja feita, e com a idéia fixa em sua cabeça, é hora de informar a empresa. Como justificar para ela a decisão tomada?

Seja sincero

A primeira atitude a ser tomada é informar seu superior de que precisa conversar com ele. Prepare-o antes para esta realidade e, então, na hora da conversa, abra o jogo e conte toda a verdade, inclusive se as passagens já estiverem compradas.

PUBLICIDADE

A justificativa deve ser simples: saio da empresa porque preciso ou quero passar um tempo no exterior para conhecer uma outra forma de viver ou para me especializar. Mentir não será o melhor negócio, pois se for descoberto a situação ficará complicada.

Não queime oportunidades

Lembre-se de que a empresa poderá estar de “braços abertos” para você na volta e, se isso não acontecer, ela pode influenciar nos seus futuros empregos. Isso porque, como todo mundo sabe, algumas companhias ligam para outras em que o candidato visado já trabalhou para coletar informações.

Imagine o que pode acontecer se você mentir na hora de justificar sua saída ou simplesmente comunicar a empresa do afastamento com somente alguns dias de antecedência? Sua imagem não será muito boa na empresa e, certamente, quando entrarem em contato com ela, não lhe indicará.

De volta para casa

Outro ponto importante é saber retratar a experiência internacional em seu currículo de forma que agregue valor às suas experiências, e não apenas indique que você passou um certo tempo “fora do mercado”.

Se estudou um idioma ou fez um curso de especialização fica mais fácil. Mas se sua experiência internacional foi de trabalho, mesmo que fora de sua área, tente colocar no currículo os pontos positivos desta temporada, seja na experiência de vida ou no trabalho em equipe.

Se você é um profissional de marketing, por exemplo, mas que passou a temporada no exterior trabalhando como barman numa casa noturna – o que é muito comum e respeitado -, destaque suas habilidades em lidar com o público, em se comunicar e em trabalhar sob pressão. São características importantes para sua carreira e que trarão um grande diferencial ao seu currículo. Boa sorte!