Carreira: como encarar a demissão?

Ao invés de desanimar, profissional deve encarar o momento como uma fase e aproveitá-lo para se atualizar e rever sua carreira

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando você menos espera, seu chefe chama para uma conversa e te demite. Não há nada mais traumático para a vida profissional do que a perda do emprego, principalmente se é feito em meio a discussões.

Neste momento, seu trabalho é posto em questão: será que tenho capacidade? Sou bom no que faço? Diante de todas estas questões, como levantar a cabeça?

Não deixe “a peteca cair”

É lógico que fica difícil se manter alegre e disposto depois de ser demitido de um emprego, ainda mais se era num local em que gostava, com boa remuneração e um ambiente saudável.

Aprenda a investir na bolsa

No entanto, a angústia e a depressão só dificultarão a busca por uma nova colocação. Sem ânimo, você não buscará novas formas de entrar no mercado de trabalho, o que não pode nem deve acontecer.

Momento de revisão

É neste momento que você deve rever sua carreira. Deixe o pessimismo de lado e encare a demissão como uma fase, que poderá ser bem explorada por você. Com tempo livre em casa, procure oportunidades.

Diante desta situação, você deve se perguntar: será que estou realizando o que gosto? Quanto quero ganhar? Que passo devo tomar para atingir meus objetivos? Estou no caminho certo?

O que fazer?

A tristeza e a acomodação não farão deste um momento positivo para sua carreira. É hora de se auto avaliar, identificando suas forças e fraquezas, e não de perder tempo com lamúrias.

Passe seu tempo lendo e se atualizando, não apenas desanimado em frente da televisão. Procure saber sobre cursos e eventos. Além disso, pesquisa sobre o mercado em que está inserido. Nem pensar em tirar férias, é hora de procurar seus contatos, falar sobre sua situação e tentar encontrar algo que o agrade.