Carreira: bom gerenciamento de tempo implica em saber usar energia!

De acordo com consultora, é preciso gastar energias conscientemente, de acordo com escolhas e objetivos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Tempo é dinheiro, dinheiro é sucesso e sucesso é felicidade. Baseados neste paradigma, muitos profissionais acabam por dedicar grande parte do dia ao trabalho, e ainda sem realizar tudo o que precisam. A gestão do tempo, neste caso, está errada.

“Precisamos gastar as nossas energias conscientemente, de acordo com nossas escolhas, objetivos, forças e competências. Esse é um dos caminhos para o bom gerenciamento do tempo e também da vida. Afinal, mais que dinheiro, tempo é vida”, disse a especialista em psicologia organizacional, Carla Zanna, da Fator Consultoria.

Reverta a situação

Sem tempo para ir ao cinema, ler um livro, ir a festas de família, sair com os colegas. É possível reverter esta situação na opinião de Carla. “O primeiro passo é conscientizar-se de que o tempo já está definido e que não temos como interferir sobre isso. Por outro lado, cada um é livre para manejar sua própria vida, mudando hábitos, por exemplo”.

Aprenda a investir na bolsa

Entre estas mudanças, estão parar pequenos vícios (cafés, papos no corredor), adquirir hábitos (comprar um agenda e usá-la) e eliminar válvulas de escape, como a internet, celular, compras e reuniões sem produtividade.

Dicas

De acordo com Carla, o profissional deve focar suas energias, o que garantirá uma boa gestão do tempo. Aliado a isto, ela citou seis pontos que podem fazer a diferença na hora de organizar seu dia, e sua vida. Veja abaixo.

  • Ter autoconhecimento;
  • Estabelecer metas;
  • Ter foco;
  • Evitar os desperdiçadores do tempo;
  • Saber dizer “não”;
  • Ser determinado.