RADAR INFOMONEY Ações da WEG disparam 137% no ano e Bolsa segue de olho em impasse do pacote de estímulo nos EUA

Ações da WEG disparam 137% no ano e Bolsa segue de olho em impasse do pacote de estímulo nos EUA

Carreira: área de TI oferece oportunidades

Segundo pesquisa do MCT, existem 17 mil vagas em aberto para tecnologia da informação, mas número chegará a 100 mil em 2010

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – No passado, muitos profissionais não conseguiam se qualificar na área de TI (tecnologia da informação) por falta de cursos específicos. Hoje, a principal conseqüência disso é que o mercado brasileiro carece deste tipo de mão-de-obra.

Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, existem 17 mil vagas em aberto no país. Nos próximos três anos, porém, este número crescerá para 100 mil.

Campo promissor

De acordo com o diretor da MR Consultoria, Miguel Ruiz, TI será um campo promissor para os jovens que ainda não optaram por uma profissão e desejam qualificação. Além disso, pode ser uma boa alternativa para quem deseja mudar de área.

Aprenda a investir na bolsa

A sobrevivência deste profissional se baseia em aspectos semelhantes ao de outras áreas, como a capacitação, atualização constante, capacidade de empreender, ter visão, estar atento a novos nichos, traçar metas e alcançá-las.

“Embora o talento seja nato, em muitas pessoas ele pode ser estimulado, pois a sobrevivência depende nada mais de empreender e aproveitar as oportunidades que nos cercam”, explicou.

Gestão e técnica

Segundo Ruiz, quem ingressa na área pode optar por dois caminhos. O primeiro deles é se tornar gestor, profissional que tem como principais características a capacidade analítica sobre quais são as melhores estratégias, capacidade de trabalhar em equipe e ser pró-ativo.

Além disso, pode ser técnico. “Como um perito nas ferramentas, softwares e hardwares existentes no mercado”, explicou.