Carreira: antes do inglês, domine primeiro o português!

Conhecimento da escrita e da fala são itens preponderantes para o profissional que pretende se dar bem no ambiente de trabalho ou em processos seletivos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Antes de procurar aperfeiçoamento em outra língua, muitas pessoas deveriam se especializar naquela que, provavelmente, seria a principal a ser dominada: o próprio português. Afinal, o conhecimento da escrita e da fala são preponderantes para o profissional que pretende se dar bem no ambiente de trabalho ou em processos seletivos.

Para a professora da empresa especializada em língua portuguesa Capcursos, Karin Kansog, o que diferencia uma pessoa no mercado de trabalho não é somente a capacidade técnica, mas também a habilidade comunicativa.

“As aulas de português aumentam essa habilidade, uma vez que fornecem recursos para a ampliação da capacidade linguística. Dominando ferramentas da língua, podemos desenvolver uma das inteligências mais valorizadas em nossa sociedade: a inteligência linguística”, afirma.

Aprenda a investir na bolsa

Segundo ela, os empresários, para serem respeitados e crescerem no mercado de trabalho, precisam ter habilidades com a língua portuguesa. “O respeito começa pela seriedade que transparece no trato com a própria língua: comunicação com o público externo e interno em uma linguagem clara e elegante”, afirma.

Capacitação
Não basta dominar apenas técnicas corporativas e línguas estrangeiras. O empresário que quer se sobressair frente aos demais precisa estar constantemente atualizado, atento às novas regras ortográficas e gramaticais. 

A gerente de atendimento da área de Relações de Consumo da SKY, Blandina Silva, constatou novos perfis de comportamento entre os funcionários, após realizarem o curso de comunicação.

“O estudo despertou mais interesse dos funcionários pela gramática da língua portuguesa. Percebemos uma mudança considerável na produção de texto da maioria dos analistas da equipe”, afirma.

Dicas 
Na avaliação de Karin, os executivos que querem dominar a língua portuguesa e fazer bonito no mercado de trabalho devem estar atentos a alguns pontos essenciais:

  • Leia com consciência. Preste atenção tanto ao conteúdo quanto à forma de qualquer texto que parar em suas mãos;
  • Faça um curso de gramática. Na escola, o domínio da língua portuguesa parece não ter muita importância para nossa vida profissional, por isso muitos dos conceitos aprendidos são esquecidos. Agora, plenamente inseridos no mundo do trabalho, as pessoas têm mais condições de entender e aplicar os conceitos que ajudam a organizar as ideias a serem transmitidas;
  • Use a internet a seu favor. Há vários sites com dicas de gramáticas que podem ser facilmente consultados. Mas lembre-se: eles só serão realmente úteis se você tiver uma boa base de termos técnicos gramaticais;
  • Consulte sempre um dicionário. Aprenda a aproveitar todos os seus recursos.