Carreira: antes do inglês, domine primeiro o português!

Conhecimento da escrita e da fala são itens preponderantes para o profissional que pretende se dar bem no ambiente de trabalho ou em processos seletivos

Publicidade

SÃO PAULO – Antes de procurar aperfeiçoamento em outra língua, muitas pessoas deveriam se especializar naquela que, provavelmente, seria a principal a ser dominada: o próprio português. Afinal, o conhecimento da escrita e da fala são preponderantes para o profissional que pretende se dar bem no ambiente de trabalho ou em processos seletivos.

Para a professora da empresa especializada em língua portuguesa Capcursos, Karin Kansog, o que diferencia uma pessoa no mercado de trabalho não é somente a capacidade técnica, mas também a habilidade comunicativa.

“As aulas de português aumentam essa habilidade, uma vez que fornecem recursos para a ampliação da capacidade linguística. Dominando ferramentas da língua, podemos desenvolver uma das inteligências mais valorizadas em nossa sociedade: a inteligência linguística”, afirma.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, os empresários, para serem respeitados e crescerem no mercado de trabalho, precisam ter habilidades com a língua portuguesa. “O respeito começa pela seriedade que transparece no trato com a própria língua: comunicação com o público externo e interno em uma linguagem clara e elegante”, afirma.

Capacitação
Não basta dominar apenas técnicas corporativas e línguas estrangeiras. O empresário que quer se sobressair frente aos demais precisa estar constantemente atualizado, atento às novas regras ortográficas e gramaticais. 

A gerente de atendimento da área de Relações de Consumo da SKY, Blandina Silva, constatou novos perfis de comportamento entre os funcionários, após realizarem o curso de comunicação.

Continua depois da publicidade

“O estudo despertou mais interesse dos funcionários pela gramática da língua portuguesa. Percebemos uma mudança considerável na produção de texto da maioria dos analistas da equipe”, afirma.

Dicas 
Na avaliação de Karin, os executivos que querem dominar a língua portuguesa e fazer bonito no mercado de trabalho devem estar atentos a alguns pontos essenciais: