Carreira: abrir negócio próprio requer cuidado. Confira dicas de sucesso!

Número de negócios estáveis aumenta, mas muitas empresas ainda não conseguem se manter abertas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O número de brasileiros que montam um negócio próprio tem crescido no Brasil. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo no Brasil 2006 do GEM – instituto que mede as taxas de empreendedorismo mundial – apesar de o País ter mantido a 5ª colocação no número de empreendedores (dentro de um ranking de 42 países), o percentual das empresas que se mantêm estabelecidas passou de 7,6%, em 2003, para 12,09%, no ano passado, o que representa um total de 14,2 milhões de empreendimentos.

Quando o assunto é motivação para se montar um novo negócio, a pesquisa revela que a oportunidade e a necessidade caminham praticamente juntas. Entre 2005 e 2006, não houve variações importantes nas taxas de empreendedores por oportunidade e por necessidade.

A primeira manteve-se na casa dos 6%. Já o empreendedorismo por necessidade não variou significativamente e passou de 5,3% para 5,6%. É possível, então, afirmar que para cada indivíduo que abre um novo negócio por oportunidade, outro abre por necessidade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mortalidade das empresas

No entanto, nem todo novo negócio consegue sobreviver no mercado. Dados do GEM mostram que, dos empreendedores iniciais em 2006, 9,3% não conseguiram dar continuidade aos negócios. No acumulado de 2002 a 2006, o número sobe para 13,3%. As razões apresentadas pela falência do negócio variam da seguinte forma:

Fórmula do Sucesso

Algumas atitudes ajudam significativamente no sucesso do negócio. Confira as dicas:

Cuidado!

Alguns pontos devem ser avaliados antes de se aventurar em um negócio próprio, entre eles estão:

Continua depois da publicidade