Publicidade
SÃO PAULO – No Brasil, 80,3% da população avalia o empreendedorismo como opção desejável de carreira. É o que aponta a 10ª edição da pesquisa GEM (Global Entrepeneurship Monitor), divulgada na terça-feira (6) pelo Sebrae e o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade).
De acordo com o estudo, a percepção citada acima perfaz 70,2% dos 18,8 milhões de empreendedores iniciais do País, que são aqueles à frente de negócios com menos de 42 meses de existência.
Para se ter uma ideia, no ano passado, quando o Brasil sentia os reflexos da crise econômica, 57,3% dos empreendedores iniciais afirmaram perceber para os próximos seis meses boas oportunidades para se começar um novo negócio nas regiões onde vivem.
Planner InfoMoney
Mantenha suas finanças sob controle neste ano
Ambiente propício ao empreendedorismo
A percepção de oportunidades e habilidades dos entrevistados vai além, já que 68,3% afirmaram que no País aqueles que alcançaram sucesso ao iniciar um novo negócio têm status e respeito diante da sociedade.
Essas condições contribuem para a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo. A pesquisa também pergunta aos entrevistados se o medo do fracasso os impediria de criar uma empresa. No País, mais uma vez nota-se uma postura considerada positiva no que tange à inserção em atividades empreendedoras, pois apenas 32% teriam no medo um fator impeditivo para o início de um novo negócio.
O percentual semelhante é verificado quando se restringe o foco da análise apenas àqueles que percebem boas oportunidades de negócios. Neste contexto, 30% disseram que o medo do fracasso é um bloqueio para iniciar um empreendimento, percentual abaixo da média de todos os 54 países participantes da 10ª edição da GEM.
Continua depois da publicidade
Inovação e mercado internacional
Apesar dos resultados positivos, o estudo apontou alguns dados preocupantes. O primeiro é em relação à inovação, pois apenas 5,4% dos empreendedores iniciais acreditam que seus produtos ou serviços são considerados novos por todos. Já 11,1% consideram oferecer alguma novidade e 83,5% não pensam em disponibilizar algo novo a quem quer comprar.
Ouro fator preocupante diz respeito à expectativa dos empreendedores entrevistados em entrar no mercado internacional. Em 2009, 89,5% deles responderam que não tinham nenhuma previsão de exportar.
Sobre a pesquisa
Criado em 1999, o GEM é o maior estudo independente do mundo sobre a atividade empreendedora, cobrindo 54 países consorciados, o que representa 95% do PIB e dois terços da população mundial.
Para compor a pesquisa no Brasil, em 2009, foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 18 e 64 anos, de todas as regiões brasileiras, selecionadas por meio de amostra, e mais de 180 mil pessoas no mundo. A pesquisa conta ainda com opiniões de 36 especialistas brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2009, 21,9 mil adultos foram entrevistados no Brasil.