Carreira: 6 mil vagas em marketing de tecnologia serão perdidas neste ano

Isso é resultado de uma queda de 8,3% no orçamento da área de marketing de vendas em TI, aponta IDC

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela consultoria IDC projeta que o orçamento da área de marketing de vendas em TI (tecnologia da informação) irá cair 8,3% no ano de 2009, a primeira queda ano a ano nos gastos com marketing desde a bolha da internet, que aconteceu entre 2001 e 2002. Com isso, os empregos serão prejudicados.

De acordo com os dados, que constam no IDC CMO Advisory Practice, 6 mil vagas de emprego em marketing de tecnologia serão fechadas até o final deste ano.

Para o vice-presidente do IDC Executive Advisory Group, Richard Vancil, a maioria dos departamentos de marketing permaneceu adequadamente financiados, mesmo com os cortes nos orçamentos diante da crise. “O problema é que muitos destes fundos [recursos] e atividades não estão no lugar certo”, destacou.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Vancil afirmou que os melhores CMOs (diretores executivos de marketing) e líderes da área de tecnologia estão aumentando os negócios neste ano, e eles estão fazendo isso através do redirecionamento e da reimplementação dos orçamentos existentes.

Marketing e vendas

A pesquisa da IDC revelou ainda que a recessão de 2009 está causando uma pressão organizacional significativa nas empresas de marketing de tecnologia e vendas.

“A origem das mudanças organizacionais é a contínua disfunção entre marketing e vendas, onde o dinheiro é desperdiçado e os processos são desleixados. Em 2009, em muitas companhias, nós estamos vendo a criação de uma organização de vendas e marketing mais unificada”, afirmou Vancil.

Continua depois da publicidade

Ele disse que, em alguns casos, está surgindo o Chief Sales and Marketing Officer, que seria o diretor-executivo de marketing e vendas.

As conclusões foram tiradas com base em entrevistas com executivos sênior da área de marketing de empresas de TI.