Maior ausência do ano

Carnaval: 50% dos funcionários faltam na quarta-feira de cinzas, diz pesquisa

Esse é o dia do ano com maior ausência de funcionários, superando inclusive a véspera de Ano Novo

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Aparentemente, o brasileiro gosta tanto do Carnaval que se recusa a acreditar quando o feriado acaba. 

Um levantamento realizado pela empresa de tecnologia e RH Pontomais com 30 mil colaboradores, mostra que, apenas 50% das pessoas que deveriam voltar à rotina na quarta-feira de cinzas compareceram ao trabalho.

A ausência de funcionários nesta data supera a véspera de ano novo, na qual 37% dos funcionários costumam faltar quando não têm folga marcada.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa de MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, realizada na UniBrasil por Silvana Fernandes, mostra que as causas desta ausência estão geralmente relacionadas à festas e viagens. 

A pesquisa de MBA foi realizada em Curitiba (PR), com uma amostra de mil colaboradores e mostra que, entre as justificativas para as faltas na quarta-feira de cinzas, as principais são transito, dor de cabeça e ressaca.

Para que as empresas não sejam pegas desprevenidas, e contenham os danos do Carnaval, Silvana aconselha que seja feita uma gestão mais próxima dos colaboradores e um planejamento que preveja essas faltas.

“A dica da gestão próxima é para que o colaborador entenda a importância de trabalhar nesse dia. Mas, se ele faltar, a empresa já deve ter um plano para que as consequências sejam minimizadas”, aconselha a responsável pela pesquisa.

Outra possibilidade é sugerir ao colaborador que ele faça home office, “assim, a empresa tem menos faltas e mais produtividade.”

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP!