Carisma e facilidade em comunicação são essenciais para líderes

Para especialista, posições estratégicas requerem clareza na hora de transmitir informação e bom relacionamento interpessoal

SÃO PAULO – O desejo da maioria dos profissionais é conquistar um cargo de liderança, ou seja, uma posição estratégia e de destaque dentro da empresa. Ser um líder, porém, requer algumas características básicas. Você sabe quais são?

De acordo com a diretora de Recursos Humanos da Proton Consultoria, Sônia Nakabara, são quatro os elementos fundamentais: deve-se ser um profissional carismático, ter facilidade para comunicação, conseguir transmitir ideias com clareza e conseguir combater os desafios.

Profissional participativo
A consultora entende que essas características são essenciais para que um profissional se torne um líder positivo, mas ressalta que elementos como ambiente de trabalho, caráter e relacionamento interpessoal também deverão influenciar na trajetória.

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“Basta explorar o potencial de cada pessoa e desenvolver da forma correta para que aflore no dia a dia”, diz Sônia, ressaltando que o mercado procura hoje os profissionais participativos, que se envolvam nos projetos e nos desafios da empresa.

“Hoje fala-se muito em liderança compartilhada, que consiste em formar uma equipe engajada e ativa na tomada de decisões e não apenas executando as ações. A base é o diálogo, responsabilidade e comprometimento, para que a equipe contribua efetivamente na conquista de resultados”, explica a especialista.