Cargo de chefia? Lembre-se que opiniões valem, e muito!

Sua equipe tem algo que você deve sempre considerar: outra visão de negócio. Ignorar tudo o que eles dizem pode tornar-se um hábito bastante prejudicial

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Escutar a opinião dos funcionários não fazia parte do dia-a-dia de muitos “chefes” no passado. As empresas, bem como os funcionários em cargos de confiança, somente se importavam com o fato de mandar.

Por isso, o funcionário era visto somente como executor das atividades a serem realizadas e não como construtor de idéias. No entanto, esse quadro tem mudado, já que as empresas migram da era Industrial para a Era do Conhecimento. Você, como líder de equipe, tem consciência de que a opinião dos funcionários pode ajudar?

Visão alternativa

Para os funcionários ocuparem seus cargos, devem ter informações sobre o setor em que a empresa está inserida e a participação dessa no mercado, o que é adquirido no dia-a-dia no trabalho. Por isso, além de conhecimento, eles têm algo que os executivos devem vangloriar: uma outra visão dos negócios.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Estando na posição de quem trabalha diretamente com clientes e/ou consumidores, eles notam mais fortemente novas tendências e o que não está funcionando. Exatamente por este motivo é que eles devem ser ouvidos.

Ignorar é prejudicial

Os executivos devem ter em mente que os funcionários são como intermediários entre a empresa e quem ela deseja atingir. Ignorar tudo o que eles dizem ou relevar suas opiniões é prejudicial, porque muitas vezes as respostas para determinados problemas podem vir deles, que têm outra visão de negócio.

As medidas sugeridas não precisam ser adotadas, se não estiverem de acordo com os padrões ou com a realidade da empresa. Esses funcionários podem não ter noção de qual é a condição financeira da empresa e, por isso, acabam equivocados. Mas isso não lhe impossibilita de trazer tais sugestões à realidade atual e obter bons resultados para você, sua equipe e a empresa, certo?

Continua depois da publicidade

Como escutar?

Disponibilize em seu departamento um e-mail para ouvir sugestões e críticas, caso tenha muitos funcionários em seu segmento. O ideal, no entanto, é que promova reuniões periódicas para que possam discutir vários assuntos e, juntos, construir novas estratégias.