Caracterizar ambiente de trabalho tem limites!

Se você sentou na sua mesa e achou que não é "sua cara", pergunte, antes de trazer objetos; cuidado com fotos e com patrimônio da empresa

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – No primeiro dia de trabalho, você logo conhece o local que irá ocupar. Sua mesa, na qual passará diversas horas de seus dias, é apresentada. Você, entretanto, sente que o lugar é muito frio, não tem a “sua cara”.

Neste caso, enquanto algumas pessoas trazem fotos, para lembrar de momentos com a família, outras enfeitamo a mesa de trabalho até mesmo com ursos de pelúcia. Mas este comportamento deve ter limites, para que você não incomode nem cause má impressão.

Devo caracterizar?

Para saber se deve trazer alguns objetos que o deixem mais aconchegante, pergunte para o RH da empresa ou, então, perceba o ambiente de trabalho. Nos mais descontraídos, vale ousar um pouco mais, enquanto nos formais, é melhor se acostumar com a mesa e alguns papéis. Outras pessoas fazem isso?

Aprenda a investir na bolsa

Lembre-se sempre de que a caracterização do ambiente deve se limitar à sua mesa, que é identificado como seu espaço. Qualquer objeto que ultrapasse este limite está incomodando, e deve ser retirado.

Cuidado com as fotos!

Fotografias de roupa de banho e com decotes, nem pensar. Afinal, você está no ambiente de trabalho e deve ser levado a sério.

Quando a foto é do namorado (a), então, nem pensar em colocar um super beijo. Ninguém precisa saber de sua vida pessoal no trabalho, e quanto mais você desvincular uma da outra, melhor, ou então será tema de assunto para fofoqueiros.

Limites

Quando escolher levar um vaso de planta ou um selo para colocar no computador, o limite se revela a partir de um ponto importante: estou conservando o patrimônio da empresa? Se a resposta for positiva, siga em frente. Caso contrário, é melhor nem pensar em caracterizar.

Outro ponto importante é o fato de que você divide aquele espaço. Por mais que esteja a mais tempo com aquela mesa, pode ser que uma foto sua com seu namorado incomode outra pessoa. Para tirar a dúvida, pergunte se atrapalha, o que deve ser feito para os outros objetos e, também, em relação à bagunça!